Estudos

O objetivo do Grupo de Estudos, coordenado pelo professor Gilbraz Aragão, é colaborar para a ampliação e renovação da racionalidade sobre o fato religioso e o diálogo entre culturas e religiões, através da metodologia transdisciplinar. A sua lógica do “terceiro incluído”, quando debruçada sobre o fenômeno das religiões e as contradições que surgem do seu pluralismo, remete à busca de um outro nível de realidade, àquela “ética do amor”, que pode religar crentes antagônicos em uma fé que se faz ato e permite, ainda que mística e silenciosamente, o acesso ao “sagrado”, entre e além.

A hipótese da pesquisa desenvolvida é de que, na práxis de inclusão desse “terceiro”, como esclarece a lógica transdisciplinar, o diálogo entre as religiões e suas contradições pode encontrar seu critério primeiro (no “outro”, excluído) e derradeiro (no mistério divino da realidade), critério de vivacidade e de verificação. Para comunicar e discutir as suas reflexões nessa linha, o Grupo, que existe desde 2005, tem oferecido cursos de extensão e seminários em simpósios, além de reunir grupos congêneres no GT Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo, em sessões nos principais congressos do campo dos estudos de religião. E também desenvolve, claro, atividades regulares de estudo na UNICAP:

 

Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade

e Diálogo entre Culturas e Religiões

 


 ..

ENCONTROS PESSOAIS COM O COORDENADOR

No gabinete E2 do 8º andar do bloco G4 da UNICAP. Nas terças-feiras, das 15 às 18 horas.

Temos vários mestrandos e doutorandos em Ciências da Religião envolvidos na pesquisa “Transdisciplinar e transreligioso: a lógica do Terceiro Incluído e a metodologia do diálogo intercultural e inter-religioso”. Junto com eles e com os graduandos de Iniciação Científica, os quinze participantes do Grupo de Estudos são convidados à partilha das suas inquietações, leituras e descobertas, de maneira personalizada, com o coordenador. Tais encontros visam a uma maior adequação dos estudos aos interesses e capacidades pessoais dos interessados, bem como à repartição equitativa de tarefas complementares na construção de um saber coletivo. Por meio desses encontros são feitas propostas de estudo da bibliografia e se realiza o acompanhamento desse processo.

 

REUNIÕES PRESENCIAIS DO GRUPO

No Laboratório do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP (8º andar do bloco G4). Nas quartas-feiras, das 17 às 19 horas.

Os encontros presencias visam o debate dos estudos e pesquisas realizados a partir da bibwebliografia partilhada sobre o tema, seguindo a seguinte dinâmica: exposição introdutória e contextualizadora do professor; partilha das leituras/experiências realizadas pelo grupo de estudantes/pesquisadores; e debate avaliativo e provocativo. A temática se distribui em assuntos subsequentes nesta ordem: uma viagem entre religião e ciência, teologias e física; resgate do método científico transdisciplinar (física e níveis da realidade, teoria da complexidade, lógica do terceiro incluído); modo de usar a transdisciplinaridade nas teologias (lógica formal e diálogo nas tradições religiosas, metodologia transdisciplinar e atitude transreligiosa, transdisciplinaridade e metodologia teológica); sobre os santos e os orixás, pontes entre religião e cultura no Recife.

 

REUNIÕES VIRTUAIS NA INTERNET

Pela Sala de bate-papo do Grupo no Teleduc/UNICAP. Mensalmente, nos primeiros sábados de cada mês, das 21 às 22 horas.

O nosso grupo desenvolve um ambiente virtual de estudo no Teleduc, que é um sistema de salas de aula virtuais utilizado, entre outras, pela Universidade Católica de Pernambuco. Através deste sistema, em regime de parceria e cooperação com todos os envolvidos, é possível publicar documentos, compartilhar materiais didáticos e agendar atividades com estudantes e pesquisadores, criando uma extensão dos encontros presenciais na Web. A sala virtual do grupo está ativa e interativa por aqui.

 

TEXTO DE REFERÊNCIA

Para os interessados em participar das atividades do Grupo de Estudos, sugerimos a leitura prévia do artigo “Teologia, transdisciplinaridade e física: uma nova lógica para o diálogo inter-religioso”.

Resumo: demarcamos no artigo os pressupostos epistemológicos para uma teologia do diálogo inter-religioso, que pretendemos esboçar em parceria crítica com o nosso Grupo de estudos e pesquisas. Ela deverá ser fecundada pela teoria da complexidade – que vem sendo desenvolvida por Basarab Nicolescu e o seu Centro Internacional de Pesquisas Transdisciplinares. Apresentamos aqui a sua “lógica do Terceiro Incluído” e buscamos o modo de usar a transdisciplinaridade na teologia e no seu aporte ao diálogo entre as culturas e as religiões.  Baixe o texto por aqui.

 

Programação Semestral
Programação 2015
Programação 2015.2
Programação 2016
Programação 2016.2
Programação 2017
programação 2017.2

..