Fórum

 

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório desde 2007, articula uma série de encontros de animadores das tradições religiosas da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais (“Religiosidade e educação nas escolas”, “Sacrifício e comparações religiosas”, “Tempos pós-modernos, espaços pós-religiosos?!”, “Devoções religiosas comparadas”), o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade.

 

Veja as últimas programações:

201220132014.12014.2, 2015.1, 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017, 2017.2

 

Passando para uma fase mais trans-religiosa do que simplesmente inter-religiosa, o objetivo do Fórum é cultivar tempos e espaços destinados à escuta, ao silêncio e à meditação sobre as vivências da fé, inclusive nas suas versões pós-religiosas. O grupo realiza um exercício de comunhão com os caminhos espirituais alterativos, no silêncio nutrido pela própria religião e cultura, desejando colaborar para uma atitude trans-religiosa que deve se irradiar entre os educadores de Pernambuco. Não queremos reunir representantes de religiões pelo prazer de estar juntos, mas para sentir e pensar o que podemos fazer juntos pelo mundo, sobretudo pela educação humanista das novas gerações.

O Fórum reúne-se normalmente nas segundas segundas-feiras de cada mês, das 17 às 19h, no Auditório do CTCH, primeiro andar do Bloco B da Universidade. Seguindo os links abaixo você terá acesso a subsídios pedagógicos que a equipe preparou para o trabalho de educação religiosa nas escolas, bem como aos dados sobre as principais religiões e igrejas da nossa região – que já visitaram o Fórum.

 

Subsídios Pedagógicos

  • O que é religião, por Gilbraz Aragão – Entrar no silêncio acolhedor de uma igreja é, inconscientemente, poder voltar ao útero social da nossa existência. Religião, dizia Kierkegaard, é “paixão infinita”, uma experiência simbólica (seja extraordinária, seja pedagogicamente) própria do coração humano, uma comoção com um poder-a-mais no qual se aposta para fazer frente às mortes tantas que limitam a nossa humanidade. É uma fineza de espírito que nos dilata o imo e arrebata a mente e permite ver além das coisas sensíveis e ser capaz de construir – apesar de – o bom e o belo; sentir-se confiantemente ligado a tudo e a todos… Veja o texto completo aqui.

  • História das religiões, por Karina Bezerra – Os grupos humanos realizaram longas viagens para sobreviver às intempéries da jornada da vida, que outrora era muito mais cheia de mistérios a desbravar. O frio da Era do Gelo, somado à escassez de alimento e ao perigo constante da morte, tornava a vida recheada de desafios a vencer. Foi assim que aos poucos nossos antepassados foram criando as culturas. Em suas grandes caminhadas, cada grupo foi se instalando em um território, ou dando continuidade ao trajeto, em busca de um abrigo melhor. Quando um grupo se sedentariza, começa a criar raízes e até sua aparência física começa a se adaptar à terra. Vão desenvolvendo suas linguagens para se comunicar e ensinar às crianças como eles compreendem a vida. E essa compreensão vai variar: uma aldeia na África, no deserto do Saara, não vai entender o mundo do mesmo jeito que os esquimós, no gelo da Sibéria. São paisagens muito diferentes. Portanto, seus mitos, seus deuses, suas leis, suas noções de certo e errado, serão também muito diferentes. Ou seja, suas culturas/religiões serão muito diferentes. E nenhuma é melhor ou pior do que a outra… Veja o texto completo aqui.

  • Uso pedagógico dos vídeos das religiões, por Luca Pacheco – O nosso Fórum Inter-Religioso produziu vídeos sobre as diversas religiões e aqui apresentamos sugestões importantes para o seu uso pedagógico com grupos na educação. O vídeo é um grande aliado para os educadores, especialmente nos dias atuais, em que as crianças e jovens já nascem imersos na cultura audiovisual, marcada por um grande fluxo de imagens e sons. Os avanços tecnológicos da eletrônica viabilizam o acesso dos educandos, não só aos meios tradicionais como cinema, televisão e rádio, mas também a meios audiovisuais cada vez mais interativos, como o computador, os jogos eletrônicos e as redes sociais. Os jovens vivem grande parte do dia diante de uma tela de computador ou de outro dispositivo eletrônico como o celular equipado com mp3 e acesso à Internet. Esse novo ambiente eletrônico no qual vivem os jovens desenvolve novas formas de compreender… Veja o texto completo aqui.

 

Informações das Tradições

Nos links seguintes estão disponíveis os vídeos que preparamos com entrevistas e celebrações das religiões que participaram do Fórum na UNICAP. Estamos preparando também, para cada uma, um conjunto de informações: principais crenças e ritos, história na região e personalidades de referência, endereços físicos (no Recife) e endereços virtuais. Acesse a religião do seu interesse e colabore, acrescentando ou corrigindo dados em “Comentários”:

 

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