Imprimir Página

Fórum

 

 

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório desde 2007, articula uma série de encontros de animadores das tradições religiosas da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais (“Religiosidade e educação nas escolas”, “Sacrifício e comparações religiosas”, “Tempos pós-modernos, espaços pós-religiosos?!”, “Devoções religiosas comparadas”), o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade.

 

Veja as últimas programações:

201220132014.12014.2, 2015.1, 2015.2, 2016.1, 2016.2, 2017

 

Passando para uma fase mais trans-religiosa do que simplesmente inter-religiosa, o objetivo do Fórum é cultivar tempos e espaços destinados à escuta, ao silêncio e à meditação sobre as vivências da fé, inclusive nas suas versões pós-religiosas. O grupo realiza um exercício de comunhão com os caminhos espirituais alterativos, no silêncio nutrido pela própria religião e cultura, desejando colaborar para uma atitude trans-religiosa que deve se irradiar entre os educadores de Pernambuco. Não queremos reunir representantes de religiões pelo prazer de estar juntos, mas para sentir e pensar o que podemos fazer juntos pelo mundo, sobretudo pela educação humanista das novas gerações.

O Fórum reúne-se normalmente nas segundas segundas-feiras de cada mês, das 17 às 19h, no Auditório do CTCH, primeiro andar do Bloco B da Universidade. Seguindo os links abaixo você terá acesso a subsídios pedagógicos que a equipe preparou para o trabalho de educação religiosa nas escolas, bem como aos dados sobre as principais religiões e igrejas da nossa região – que já visitaram o Fórum.

 

Subsídios Pedagógicos

  • O que é religião, por Gilbraz Aragão – Entrar no silêncio acolhedor de uma igreja é, inconscientemente, poder voltar ao útero social da nossa existência. Religião, dizia Kierkegaard, é “paixão infinita”, uma experiência simbólica (seja extraordinária, seja pedagogicamente) própria do coração humano, uma comoção com um poder-a-mais no qual se aposta para fazer frente às mortes tantas que limitam a nossa humanidade. É uma fineza de espírito que nos dilata o imo e arrebata a mente e permite ver além das coisas sensíveis e ser capaz de construir – apesar de – o bom e o belo; sentir-se confiantemente ligado a tudo e a todos… Veja o texto completo aqui.

  • História das religiões, por Karina Bezerra – Os grupos humanos realizaram longas viagens para sobreviver às intempéries da jornada da vida, que outrora era muito mais cheia de mistérios a desbravar. O frio da Era do Gelo, somado à escassez de alimento e ao perigo constante da morte, tornava a vida recheada de desafios a vencer. Foi assim que aos poucos nossos antepassados foram criando as culturas. Em suas grandes caminhadas, cada grupo foi se instalando em um território, ou dando continuidade ao trajeto, em busca de um abrigo melhor. Quando um grupo se sedentariza, começa a criar raízes e até sua aparência física começa a se adaptar à terra. Vão desenvolvendo suas linguagens para se comunicar e ensinar às crianças como eles compreendem a vida. E essa compreensão vai variar: uma aldeia na África, no deserto do Saara, não vai entender o mundo do mesmo jeito que os esquimós, no gelo da Sibéria. São paisagens muito diferentes. Portanto, seus mitos, seus deuses, suas leis, suas noções de certo e errado, serão também muito diferentes. Ou seja, suas culturas/religiões serão muito diferentes. E nenhuma é melhor ou pior do que a outra… Veja o texto completo aqui.

  • Uso pedagógico dos vídeos das religiões, por Luca Pacheco – O nosso Fórum Inter-Religioso produziu vídeos sobre as diversas religiões e aqui apresentamos sugestões importantes para o seu uso pedagógico com grupos na educação. O vídeo é um grande aliado para os educadores, especialmente nos dias atuais, em que as crianças e jovens já nascem imersos na cultura audiovisual, marcada por um grande fluxo de imagens e sons. Os avanços tecnológicos da eletrônica viabilizam o acesso dos educandos, não só aos meios tradicionais como cinema, televisão e rádio, mas também a meios audiovisuais cada vez mais interativos, como o computador, os jogos eletrônicos e as redes sociais. Os jovens vivem grande parte do dia diante de uma tela de computador ou de outro dispositivo eletrônico como o celular equipado com mp3 e acesso à Internet. Esse novo ambiente eletrônico no qual vivem os jovens desenvolve novas formas de compreender… Veja o texto completo aqui.

 

Informações das Tradições

Nos links seguintes estão disponíveis os vídeos que preparamos com entrevistas e celebrações das religiões que participaram do Fórum na UNICAP. Estamos preparando também, para cada uma, um conjunto de informações: principais crenças e ritos, história na região e personalidades de referência, endereços físicos (no Recife) e endereços virtuais. Acesse a religião do seu interesse e colabore, acrescentando ou corrigindo dados em “Comentários”:

 

Saiba mais:

Panorama das religiões em Portugal

Panorama das religiões no Canadá

Principais religiões na Biblioteca Patheos

….

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/observatorio2/?page_id=34

Adventistas

  IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA A referida Igreja nasceu por volta do ano 1963, nos Estados Unidos. A fundação é atribuída a Ellen White, cristã americana considerada pelos adventistas como profetiza. A palavra Adventista é uma referência à segunda vinda de Cristo, crença que os adventistas cultivam e pregam. A expressão Sétimo Dia, é …

Ver página »

Anglicanos

  ANGLICANISMO História As raízes da Igreja Anglicana estão na primitiva igreja cristã surgida na Inglaterra no final do segundo e início do terceiro século da era comum. Ali, desenvolveu-se de maneira independente, formando a Igreja Celta. No final do século VI, um grupo de 40 monges liderados por Santo Agostinho de Cantuária estabeleceu-se na …

Ver página »

Batistas

  BATISTAS A igreja batista é uma denominação cristã caracterizada pela rejeição ao batismo infantil, optando em seu lugar pelo batismo de fé, geralmente através da imersão. Os batistas interpretam o batismo – imergir em água – como uma exposição pública de sua fé. O termo “batista” tem suas origens com os anabatistas e a denominação é …

Ver página »

Budistas

  BUDISMO História O budismo desenvolve-se na Índia a partir do século VI a.C. com Sidhartha Gautama, o Buda histórico, o qual, apesar da vida de luxo e ostentação conservava uma insatisfação interior. Após abandonar o palacio deparou-se com o sofrmento, a velhice, a doença e a morte, acontecimentos até então desconhecidos a ele. Após …

Ver página »

Católicos

  IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA Principal tradição cristã, que tem a Igreja como uma comunidade dos seguidores/as do Cristo morto e ressuscitado. Seu propósito é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo, em vista do Reino de Deus. Sua doutrina foi elaborada ao longo dos Concílios, a partir da Bíblia, refletida pelos Pais e …

Ver página »

Congregacionais

  IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL   PRINCIPAIS CRENÇAS E RITOS São cristãos que seguem os princípios da autonomia e da comunhão eclesial, baseando sua doutrina na fé em um Deus Trino. Deus-Pai que é o Criador, o Deus-Filho nosso Salvador e Deus-Espírito Santo, Doador da Vida. A Bíblia é Palavra de Deus, a única regra infalível …

Ver página »

Espíritas

  ESPIRITISMO   O Espiritismo surgiu na França, em 1857, com a publicação do Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprites), organizado por Allan Kardec, pseudônimo de Hyppolite Leon Denizard Rivail, um pedagogo e escritor. O espiritismo tem origem nos fenômenos denominados de “mesas girantes” que consistiam em reuniões de grupo de pessoas que se uniam …

Ver página »

Exército da Salvação

EXÉRCITO DE SALVAÇÃO   História O Exército de Salvação é uma denominação cristã protestante e uma das maiores instituições de caridade do mundo. Foi fundado em 1865 por William Booth, ministro metodista, juntamente com a esposa, Catherine Mumford, em Londres, Inglaterra, no auge da Revolução Industrial. Atua em 126 países, através de igrejas, lojas beneficentes, …

Ver página »

Fé Ba’hai

  A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta fundada por Bahá’u’lláh, na antiga Pérsia, durante o século XIX, que enfatiza a unidade espiritual da humanidade. Não possui dogmas, clero, nem sacerdócio, mas estima-se que existam cinco a seis milhões de Baha’is espalhados por mais de 200 países. Os ensinamentos Bahá’ís atribuem grande importância ao conceito …

Ver página »

Hare Krishnas

  MOVIMENTO HARE KRISHNA … A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, ou simplesmente ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) é uma associação religiosa, filosófica e cultural derivada do Hinduísmo vaishnava. Fundada em 1966 na cidade de Nova York pelo pensador indiano A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada), é conhecida popularmente como Movimento Hare …

Ver página »

Judeus

  Judaísmo é o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas. Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue: a crença em YHWH como criador e Deus e a eleição de Israel como povo escolhido para receber …

Ver página »

Jurema

  Jurema   É uma árvore sagrada que originou um culto entre os indígenas do Nordeste brasileiro, hoje reapropriado por várias tradições religiosas. Para compreender a Jurema, é necessário retornar à questão dos aldeamentos no período colonial, até a sua extinção, em 1862, por ordem do Imperador. Extinção esta que viria a ser questionada pelo último …

Ver página »

Menonitas

  .. Os Menonitas são um grupo de denominações cristãs que descende diretamente do movimento anabatista que surgiu na Europa no século XVI, na época da Reforma Protestante. Tem o seu nome derivado do teólogo frísio Menno Simons (1496-1561), que através dos seus escritos articulou e formalizou os ensinos dos seus predescendentes anabatistas suíços. Site: http://www.menonita.org.br/

Ver página »

Messiânicos

  JUDEUS MESSIÂNICOS   é uma autodenominada ramificação religiosa judaica, que acredita na figura de Yeshua (Nome original, o qual foi alterado para Jesus) como sendo o Messias esperado pela tradição profética judaica. O Moderno Judaísmo Messiânico é um movimento surgido no século XX nos EUA, originado do Hebreu-Cristianismo nascido na Inglaterra no século XIX. A grande maioria dos modernos judeus messiânicos aceita as diversas tradições …

Ver página »

Metodistas

  METODISTAS   História Os metodistas são cristãos que surgiram de um movimento na Inglaterra no séc. XVII, XVIII, no período da revolução industrial, no qual um líder, professor de teologia da Universidade de Oxford, John Wesley, percebeu o alto índice de desemprego e o alcoolismo como algo extremamente marcante. Muitas crianças ficavam pelas ruas …

Ver página »

Mórmons

  MÓRMONS   Os Mórmons constituem uma comunidade religiosa que pertence ao espectro do cristianismo, no ramo restauracionista. Segundo a versão oficial da Igreja, o nome dado pelo Senhor, pelo qual os membros da comunidade devem ser conhecidos, entretanto, é Santos dos Últimos Dias (SUD). Segundo a doutrina, “Últimos Dias” refere-se à plenitude dos tempos ou à última …

Ver página »

Muçulmanos

  O ISLAMISMO O islamismo tem a sua origem derivada da palavra islã que na língua árabe significa submissão, obediência. A religião islâmica consequentemente é uma das poucas religiões que não traz na origem do seu nome, o do seu fundador ou do lugar de origem do povo que a professa. Diferentemente do cristianismo, budismo, …

Ver página »

Ortodoxos

Igreja Ortodoxa  A Igreja Ortodoxa é uma das principais Igrejas cristãs. Ela se reconhece como a verdadeira Igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, como sucessores dos apóstolos. Seus fiéis são chamados de cristãos ortodoxos. Há uma ênfase teológica no papel do Espírito Santo e uma organização mais livre da Igreja em Patriarcados, os padres …

Ver página »

Presbiterianos do Brasil

  PRESBITERIANISMO História O presbiterianismo remonta à Reforma Protestante do século XVI e ao reformador João Calvino (1509-1564), o qual depois de uma experiência de conversão à fé evangélica viu-se forçado a fugir de Paris e abrigar-se em Genebra. Ali fundou a Academia de Genebra, colaborando de forma relevante para a formação de líderes reformados, …

Ver página »

Presbiterianos Unidos

    PRESBITERIANOS UNIDOS A Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) é uma assembleia de Igrejas Presbiterianas. Sua sede fica em Vitória (Espírito Santo). A IPU é uma igreja reformada que busca manter um relacionamento fraterno com todas as demais igrejas cristãs e mantém diálogo com religiões não cristãs pautado no respeito e aceitação mútua. …

Ver página »

Religião do Eterno

… Religião do Eterno … Religião de “Meu Rei”, do Vale do Catimbau. O Parque do Catimbau, no interior de Pernambuco, esconde uma experiência religiosa em fermentação. O movimento surgiu em 1976, liderado por Cícero Farias, o “Meu Rei”, que recebeu “missão divina” de fundar o novo paraíso terrestre. Criou então a Fazenda Porto Seguro, onde mais …

Ver página »

Santo Daime

MOREIRA, Paulo; MACRAE, Edward. Eu venho de longe: Mestre Irineu e seus companheiros. Salvador: EDUFBA, EDUFMA, ABESUP, 2011. 592p. Esse livro faz um resgate da memória dos primórdios do culto religioso do Santo Daime, a sua importância na formação da identidade acreana e sua matriz afro-brasileira, elaborado com as narrativas das vidas dos seus precursores, …

Ver página »

Tenrikyo

  Tenrikyo   Tenrikyo (Ensinamento da Verdade Divina) é uma religião de origem japonesa, fundada pela camponesa Miki Nakayama, que teve uma experiência de revelação em 1838. Desde então ficou conhecida como o sacrário do “Deus-Parens”, a Oyassama (“Nossa Mãe”). Estima-se que a religião tenrikyo tenha aproximadamente 2 milhões de seguidores no mundo, sendo 1.5 milhões no …

Ver página »

Umbanda

  Umbanda    É uma religião brasileira, que sincretiza vários elementos do catolicismo, do espiritismo e das religiões afro-indígena-brasileiras. A umbanda irradiou-se a partir do Rio de Janeiro, com uma tradição espiritual originada no culto dos banto às almas dos antepassados. Tais espíritos formam na religião duas grandes categorias: os espíritos de luz, quais sejam …

Ver página »

Vale do Amanhecer

    Vale do Amanhecer    É uma religião espiritualista cristã, criada para abrigar a Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959 pela médium clarividente Tia Neiva. Essa espiritualidade foi trazida pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido nessa doutrina como “Pai Seta Branca”, e por sua equipe espiritual, contendo elementos de várias outras religiões. O Vale do …

Ver página »

Wicca

  Wicca   História Essa religião tem como marco fundador o ano de 1954, data da publicação do livro “A bruxaria hoje” de Gerald Gardner (1884-1964). Este último utilizou o termo Wica, para definir as seguidoras da bruxaria, e descreveu em seu livro, como ela estava sendo praticada. Acreditava-se na sua época que a “antiga …

Ver página »

Xamanismo

  Xamanismo   O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é uma conjuntura que compõe todas as práticas ancestrais que mantêm relação com o sagrado, divindades, espíritos, e estados alterados de consciência. Há fenômenos xamânicos similares entre os esquimós, entre os índios da América do Norte, da América Central e da América do Sul; na Oceania, …

Ver página »

Xambá

    Nação Xambá … É uma tradição religiosa de origem africana, dentre as inúmeras que existem no Brasil, tais como Jêje, Ketu, Nagô, Angola, Mina. No Brasil, surgiu em Maceió, Alagoas, tendo como seu principal disseminador o Babalorixá Artur Rosendo Pereira – que foi um dos mais conceituados líderes religiosos do Recife, na década …

Ver página »

Xangô

  Candomblé – Xangô   Xangô é a designação genérica do território onde se processam as cerimônias religiosas de Candomblé, de Alagoas ao Rio Grande do Norte . É também nome de um orixá ou santo/divindade dos raios e trovões, personagem central de vários mitos heróicos yorubanos. É, enfim, o nome da religião afro na região. …

Ver página »

Xucuru

  Xucuru   História Os Xucuru são um grupo indígena brasileiro que habita a serra do Ororubá, no município de Pesqueira, estado de Pernambuco. Autodenominam-se Xucuru do Ororubá, para distinguir-se do povo Xucuru-Cariri de Alagoas. O município de Pesqueira tem suas origens no aldeamento do povo Xucuru, promovido pelos padres da Congregação do Oratório de …

Ver página »