Programação 2017.2

Lu, Adélia e Ray: as meninas do nosso Grupo de Estudos

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector

 

Grupo de Estudo

O Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado desde 2005 pelo prof. Gilbraz na UNICAP, reúne-se no segundo semestre de 2017 a partir de 16 de agosto, nas quartas-feiras, das 17 às 18h, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4) e é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos, mestrandos e também a graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso. Os membros que estão registrados no Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo devem, ao menos, participar de 1/3 das reuniões e apresentar uma produção acadêmica anual.

Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: neste semestre vamos continuar discutindo o livro Campos de sangue, religião e a história da violência, de Karen Armstrong. No Brasil e pelo mundo crescem os casos de intolerância e violência relacionados à religião, aumentam as tensões entre laicidade e religiosidade, mas a obra nos conduz a uma viagem pela história das maiores religiões, mostrando que elas não são a causa desses problemas. Trabalhando com foco na abordagem histórica e com abertura interdisciplinar, o livro vai nos ajudar a repensar o conceito de religião, idealmente associada a justiça e paz, através dos seus vínculos com o avesso disso: a violência.

Neste semestre devemos finalizar também duas obras conjuntas do Grupo de Estudos: o segundo livro da coleção “Espiritualidades, transdisciplinaridade e diálogo” e um material didático multimeios sobre “Morte e além nas religiões e tradições” (em parceria com o GPER). Além disso, vários participantes do Grupo estão publicando livros com as suas pesquisas mais avançadas (acompanhe por aqui), assim como artigos para socializar e discutir pesquisas em andamento (veja aqui nos seus currículos). Ao infinito e além!

 

Fórum Inter-religioso

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes linhagens, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade: hoje em dia, o que é mesmo sagrado em nossas cidades?!

Neste semestre o nosso Fórum está completando uma década e vamos ter dois momentos intensos para rever e prever a sua caminhada. Os encontros são em dias de segunda-feira, das 16 às 19h, no Auditório do CTCH (primeiro andar do bloco B) da Universidade: 

Dia 18 de setembro: O Fórum Inter-religioso da UNICAP e o seu rizoma – Encontro dos Fóruns Escolares da Diversidade Religiosa com representantes das religiões do Fórum Diálogos.

Dia 9 de outubro: Dez anos do Fórum Inter-religioso da UNICAP – Encontro de Avaliação e Planejamento.

 

Encontros e Seminários

A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:

Novas fronteiras do Ensino Religioso – 14 e 15 de agosto, seminário com Sérgio Junqueira e GPER, na UNICAP.

Diálogo Inter-religioso e Laicidade do Estado 15 e 16 de agosto, participação no Seminário Sergipano de Diálogo Inter-religioso, na Universidade Federal de Sergipe.

Religiões, basta à intolerância: religiosidade, violência, diversidade, respeito – 18 de agosto, 19 às 21h, participação na Semana dos Calouros do DCE, auditório G1 da UNICAP.

Articulando o Observatório dos Jesuítas – 22 e 23 de agosto, participação no Conselho de Coordenação do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida, no Centro Cultura dos Jesuítas, Brasília.

O vento sopra onde quer – 12 a 30 de setembro, mostra de arte e religião com pinturas de Adélia Carvalho e banners do Observatório, na Biblioteca da UNICAP.

Religião, migração e mobilidade – 12 a 15 de setembro, participação do Grupo de Pesquisa no Congresso da ANPTECRE, Goiânia.

Articulando o Comitê Nacional da Diversidade – 19 e 20 de setembro, participação na Reunião Ordinária do Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos, Brasília.

Ano dos Leigos – 25 de setembro, assessoria na Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal de Comunidades de Base e Cristãos Leigos da CNBB, Igreja Católica, Brasília.

Escola pública é lugar de religião? – 28 de setembro e 5 de outubro, participação em debates no Programa Bom Dia Universidade (RádioWebUPE) e Fora da Curva (RádioUniversitáriaUFPE).

Diálogo Inter-religioso – 9 de outubro, participação do Grupo de Pesquisa em mesa de debates da Semana Intercultural  da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco, no Recife.

Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa – 19 a 21 de outubro, participação do Grupo de Pesquisa no IX Congresso Nacional do Ensino Religioso e I Congresso Latino-americano de Educação e Ciências da Religião, Natal.

Revelações Divinas e Desenvolvimento da Humanidade – 21 de outubro, 19 a 22h, palestra na comemoração do bicentenário do nascimento de Baha’u’llah, Fé Bahai, Hotel Marriot no Recife.

Gênero e Diálogo Inter-religioso30 de outubro, 17 às 18h30, roda de conversa com Angélica Tostes no laboratório do PPGCR-UNICAP.

Atualidade da Reforma – 8 a 10 de novembro, participação do Grupo de Pesquisa no Congresso Internacional do Projeto A herança da Reforma, na UNICAP.

Religiosidade e educação em perspectiva transdisciplinar – 29 de novembro, roda de diálogo em Congresso Internacional sobre Transdisciplinaridade e Educação na Fundação Joaquim Nabuco.

 

Participação em Comissões

O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:

Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que inspira o Programa de TV e WEB Entre o Céu e a Terra, na Rede EBC. Participação de Rosália.

– Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal de Comunidades de Base e Cristãos Leigos da CNBB.

Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife, que participa do Programa de Rádio Bom Dia Universidade, na RádioWebUPE. Participação de Artur.

Fórum Diálogos – Associação civil para Promoção da Diversidade Religiosa em Pernambuco. Participação de Constantino e Karina.

Observatorio de la diversidad religiosa y de las culturas en América Latina y el Caribe.

Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida.