↑ Retornar para Estudos

Imprimir Página

Programação 2016

11249086_916398475085575_2169998615144089143_n

 

“A música é minha religião.
Amém e amem… é minha prece”
(um afrobudista psicodélico, trans-religioso)

 

1. Grupo de Estudo

O Grupo de Estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado desde 2005 pelo prof. Gilbraz Aragão na UNICAP, reúne-se a partir de 9 de março, nas quartas-feiras, das 17 às 18h30, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4) e é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos, mestrandos e também a graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso.

Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: neste primeiro semestre vamos discutir o dossiê “Desafios do Pluralismo Religioso” da Revista Horizonte. A consciência sobre a legitimidade do pluralismo não é muito antiga, tendo emergido somente no século XX. Apesar de se conviver ao longo da história com outras tradições e formas religiosas diferentes, o “outro” não era acolhido e raramente era respeitado em sua dignidade.

E agora, com os conhecimentos históricos e antropológicos que desenvolvemos, pode-se pensar, por princípio filosófico, em pluralismo religioso? E também, neste mundo globalizado, é possível se vislumbrar uma espiritualidade (e teologia) trans-religiosa? Essas questões estarão sobre a mesa – quase sempre acompanhadas por café e bolo, com direito a uma vista bonita do crepúsculo no Recife…

 

2. Fórum Inter-religioso

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano e exercício de tolerância cultural, para refletir sobre a veneração pluralista do sagrado e ensaiar uma mística trans-religiosa.

Na esteira dessa experiência, que acontece normalmente na segunda segunda-feira de cada mês no auditório do CTCH (1º andar do bloco B) da UNICAP, das 17 às 18h30, está surgindo inclusive uma exitosa rede de Fóruns Inter-religiosos nas Escolas de Pernambuco.

Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade:

Dia 11 de abril: Devoções da religião popular: ontem e hoje. Participação de Artur Tavares, Sylvana Brandão, Gilvan Neves, Priscila Alcon…

Dia 9 de maio: Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado. Participação de Karina Oliveira, Constantino Melo, Carlos Vieira…

Dia 13 de junho: Diálogos trans-religiosos: outras tecnologias, novas espiritualidades? Participação de Luca Pacheco, Véronique Donard, Davi Barbosa…

As comunicações apresentadas e debatidas no Fórum irão compor novo volume da série de livros do nosso Grupo (saiba mais por aqui).

 

3. Encontros e Seminários

A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:

Coexistência religiosa – dia 21 de março, 19h30. Debate com Gilbraz Aragão no Programa Opinião Pernambuco da TV Universitária no Recife.

Intolerância religiosa e espaço público – dia 22 de março, 19h. Palestra e debate com Gilbraz Aragão e grupo de estudo no Curso de História da UPE em Nazaré da Mata.

Unidade na diversidade – dia 11 de maio, 18h. Semana de Oração pela Unidade, promovida pelo CONIC, na Capela da UNICAP.

Sagrado e arte em Brennand – dia 14 de maio, 7 às 13h. Peripateia das Religiões: visita coordenada por Artur Tavares à Oficina Brennand no Recife.

Pluralismo religioso – dia 27 de maio, 9h. Palestra de Dom Sebastião Armando, bispo anglicano, na UNICAP.

Diálogo inter-religioso e educação – 10 e 11 de junho. Seminário de Gilbraz Aragão e grupo do Observatório na UNICAP.

Ecumenismo e Diálogo – 19 de junho. Assessoria aos Catequistas católicos na Matriz da Várzea no Recife.

 

4. Congressos e Comunicações

Nossa equipe também atua em rede com outros Núcleos de pesquisa e Observatórios de estudo da diversidade cultural e do diálogo entre as religiões. Até o momento, representações do nosso grupo estão garantidas nos seguintes eventos acadêmicos:

15 e 16 de março – Seminário do Grupo de Pesquisa Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidades Religiosas e Diálogo na UMESP – São Paulo.

28 a 31 de março – Journée de Théologie Pratique – Dialogue Interreligieux na Université LAVAL – Canadá.

25 a 28 de abrilColóquio Internacional Mobilidades e Interculturalidade no Convento dos Franciscanos – Olinda.

27 a 29 de abril – Conferência Nacional dos Direitos Humanos – Brasília.

26 a 29 de maio – Simpósio Brasileiro Justiça Social e Espiritualidades na ISJC/ES – São Paulo.

11 a 15 de julhoCongreso Internacional ODREC sobre Diversidad Religiosa y de las Culturas (inscrição de comunicações até 8 de abril) na Universidad San Buenaventura – Colômbia.

12 a 14 de julhoCongresso da SOTER (inscrições de comunicações em nosso GT até 15 de maio) na PUCMINAS – Belo Horizonte.

8 a 10 de setembro – Congresso Nordestino de Ciências da Religião na UNICAP – Recife.

13 e 14 de outubro – Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos na UNICAP – Recife.

 

5. Participação em Comissões

O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:

– Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Brasil, que inspira o Programa de TV e WEB Entre o Céu e a Terra.

– Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal de CEBs e Laicato da CNBB.

– Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife, que anima o Programa de Rádio Formação Cristã, às terças-feiras.

Fórum Diálogos – Associação civil para Promoção da Diversidade Religiosa em Pernambuco.

Observatorio de la diversidad religiosa y de las culturas en América Latina y el Caribe.

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/observatorio2/?page_id=2550