Presbiterianos do Brasil

 

PRESBITERIANISMO

História

O presbiterianismo remonta à Reforma Protestante do século XVI e ao reformador João Calvino (1509-1564), o qual depois de uma experiência de conversão à fé evangélica viu-se forçado a fugir de Paris e abrigar-se em Genebra. Ali fundou a Academia de Genebra, colaborando de forma relevante para a formação de líderes reformados, os quais adotaram seu sistema de normas específicas, extraídas das Escrituras, acerca da doutrina, do culto e da forma de governo. Na base desse sistema encontra-se a ênfase no conceito da absoluta soberania de Deus como criador, preservador e redentor do mundo e a estrutura eclesiástica de governo das comunidades por presbíteros e a associação das igrejas em presbitérios regionais e em sínodos nacionais.

No Brasil, o presbiterianismo está dividido em várias denominações (Igrejas Presbiterianas Independente, Regular, Renovada, Fundamentalista…). O mais expressivo destas é a Igreja Presbiteriana do Brasil que foi fundada em 1862 pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867) e está presente em Pernambuco desde o final do século XIX.

Principais crenças

A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança dos santos.

 

Endereços físicos

R. Santo Elias, 470 – Espinheiro –  Recife/PE. CEP: 52020.090

Rua Real da Torre, 345 – Madalena – Recife – PE. CEP: 50.740-560

 

Endereços virtuais

http://www.ipb.org.br/portal/

http://www.ipmadalena.org.br/

http://www.ipgracas.org.br/site/home/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *