↑ Voltar para Fórum

Imprimir Página

Congregacionais

 

IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL

 

PRINCIPAIS CRENÇAS E RITOS

São cristãos que seguem os princípios da autonomia e da comunhão eclesial, baseando sua doutrina na fé em um Deus Trino. Deus-Pai que é o Criador, o Deus-Filho nosso Salvador e Deus-Espírito Santo, Doador da Vida. A Bíblia é Palavra de Deus, a única regra infalível de fé e de prática, sendo objetivo da Igreja aplicar a Palavra à vida, ao dia-a-dia.

O culto é livre, participativo, interativo, todos podem orar e testemunhar; numa liturgia animada com Cantos, Leituras da Palavra e Comunhão, geralmente mensal. Há espaço ainda para as tomadas de posição, a consagração da vida.

 

HISTÓRIA DA RELIGIÃO EM PERNAMBUCO E PERSONALIDADES

A história da Igreja Evangélica Congregacional remonta aos tempos da Reforma Protestante (séc.XVI) e sua história na Inglaterra. Após o movimento reformista, um determinado grupo denominado de puritanos passou a exigir maior profundidade quanto à doutrina, culto e liturgia. Não sendo bem compreendidos, sofreram forte perseguição por parte das autoridades inglesas. Assim, migraram para a Holanda, e depois para os EUA; onde foi criada a Missão Evangelizadora que alcançou diversos países, dentre os quais, o Brasil.

O Congregacionismo no Brasil foi gerado por Roberto Reid Kalley (1809-1888), missionário escocês, médico e ministro do Evangelho, que organizou a Primeira Igreja Evangélica do Brasil em 11 de julho de 1858, em Niterói, Rio de Janeiro. A partir de então, a visão evangelizadora se voltou para o Nordeste, quando então o diácono Manoel José da Silva Viana fundou, com a presença de Roberto Reid Kalley, a Igreja Evangélica Pernambucana, isso em 19 de outubro de 1873, no Teatro Santa Isabel. Em 1913 houve um Congresso onde participaram 13 Igrejas. O Objetivo era criar uma unidade entre todas as Igrejas irmãs fundadas por Roberto Reid Kalley. Inicialmente passaram a ser chamadas de Indenominacional, depois União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, atualmente vigente.

 

ENDEREÇOS FÍSICOS E VIRTUAIS

Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana

Rua do Príncipe, 328

Bairro Boa Vista, Recife, PE

Fone: 81-3334-9492

Site http://www.uiecb.com.br

E-mail igreja.pernambucana@hotmail.com

 

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/observatorio2/?page_id=167

5 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Gerson Barbosa de Oliveira

    graça e paz, sou Pastor a 22 anos, minha convençao foi no ano de 1979 na assembleia de Deus misao, nasci no pentecostalismo, nao conheço a historia quanto a doutrina sobre o espito santo, já tenho visto algo que concordo, como por exeplo Deus pai-Deus filho-Deus espirito santo, que sao um até air tudo bém,espero que esteja me entendendo, estou fazendo estas perguntas pq recebi um convite pra fazer parte da familia congregacional e pra mim é muito importante ter este conhecimento, diante de alguma resposta q já ouvi, n mim convenceu! perguntando pra uma missionaria sobre o batismo com o espirito ela me disse q na congregacional era considerado q quando uma pessoa se rende verdadeiramente a Jesus está pessoa automaticamente é batizada, eu quis entra em detelhes, mesmo porque tinha pessoas novas convertidas,+ ainda falei no em atos cap. 2 q a Biblia é bem clara sobre este fato! gostaria de tirar alguma duvida sobre,é da forma q a igreja ver ou da forma q a Biblia diz, muitas das vezes, aconteçe q cada igreja ensina de uma forma diferente, não com o diz atos cap. 2! creio q qdo o homem confeça a Jesus como Senhor da sua vida, esta pessoa passa a receber o espito santo,mesmo pq é o espirito Santo através da palavra q vai limpando, alma, corpo, e espirito, a Biblia diz q o batismo é uma dadiva de Deus para nós e para alcansarmos esta dadiva é preciso ser trabalhada em nos. gostaria de tirar esta duvida e em qual linha de pensamento trabalha os congrecionalismo, espero ser entendido e respondido, e Deus vus abençoe.

  2. mariane rodrigues silva

    gostei muito

  3. Joelson Gomes

    Para conhecer mais sobre os Congregacionais leiam o artigo sobre eles na Wikipédia e acessem esta página:

    http://historiacongregacional.blogspot.com

    O que foi escrito no artigo acima está muito incompleto e tendencioso, leiam os links citados e tirem suas conclusões.

  4. maria fatima

    iniciei estudo de teologia e ontem ouvi na aula algo sobre esta igreja e descide me informar mais .

  5. maria fatima

    gostei muito de conhecer a hestoria da igreja, e aprendi que foram os pioneiros do evangelho no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sharing Buttons by Linksku