↑ Retornar para Fórum

Imprimir Página

Budistas

 

BUDISMO

História

O budismo desenvolve-se na Índia a partir do século VI a.C. com Sidhartha Gautama, o Buda histórico, o qual, apesar da vida de luxo e ostentação conservava uma insatisfação interior. Após abandonar o palacio deparou-se com o sofrmento, a velhice, a doença e a morte, acontecimentos até então desconhecidos a ele. Após anos de meditação alcançou o Nirvana (“extinção da chama da paixão e dos desejos”) tornando-se o Buda, “O iluminado”, passando a questionar as verdades e os ensinamentos Vedas estabelecidos.

Nos quarenta e cinco anos seguintes percorreu a planície do rio Ganges, na região central da Índia, ensinando suas doutrinas. O budismo tem dentro de si uma variedade de ramificações, está espalhado pelo mundo e chegou ao Brasil juntamente com os primeiros imigrantes japoneses, mas somente a partir da década de 1930 teve inicio a construção dos primeiros templos, os quais, nas últimas décadas tem se multiplicado. Em Pernambuco há várias centros comprometidos com a transmissão dos ensinamentos budistas.

Principais crenças

  1. Todos os seres vivos possuem uma natureza búdica e, portanto, possuem o potencial de tornarem-se iluminados (“Budas”)
  2. A vida está sujeita a todos os tipos de sofrimento, sendo os mais básicos: nascimento, envelhecimento, doença e morte. Ninguém está isento deles.
  3. A ignorância leva ao desejo e à ganância, que, inevitavelmente, resultam em sofrimento. A ganância produz renascimento, acompanhado de apego passional durante a vida, e é a ganância por prazer, fama ou posses materiais que causam grande insatisfação com a vida.
  4. A cessação do sofrimento advém da eliminação total da ignorância e do desapego à ganância e aos desejos, alcançando um estado de suprema bem-aventurança ou nirvana, onde todos os sofrimentos são extintos.
  5. O Caminho que leva à Cessação do Sofrimento é o Nobre Caminho Óctuplo (Compreensão Correta, Pensamento Correto, Palavra Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Esforço Correto, Plena Atenção Correta e Concentração Correta).

Endereços físicos 

Av. Ministro Marcos Freire, 2095, Casa Caiada – Olinda

Av. Rosa e Silva, 1121, Aflitos – Recife

Av. Domingos Ferreira, 2215, sala 406, Boa Viagem – Recife

Rua Conde de Irajá, 420, Torre – Recife

Endereços virtuais

:http://www.cebb.org.br.

http://acaobudismo.sites.uol.com.br/

http://www.iej.uem.br/honen99_00.html

http://www.templozulai.org.br/recife/

 

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/observatorio2/?page_id=164

2 comentários

1 menção

  1. FPIEUL

    Bom dia!
    Somos alunos da faculdade de psicologia da universidade de lisboa e precisamos muito de ajuda para a realização deste questionário, é muito fácil e rápido de responder. Se poder enviar o link para mais pessoas da sua religião ficaríamos muito agradecidos. Obrigada. https://pt.surveymonkey.com/r/3YYDSZ3

  2. José Eduardo

    Muito bacana!

  1. PERIPATÉIA DAS RELIGIÕES »

    […] Budistas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>