↑ Retornar para Debates

Imprimir Página

Reencarnação, Ressurreição ou o quê?!

 

O que há após a morte?!

 

O documentário abaixo trata do assunto da outra vida e é o primeiro da série Entre o Céu e a Terra (tem um tema novo toda quarta 19h, com reprise no domingo de manhã), com a qual o nosso Observatório colabora. Trata-se de uma reflexão de religiões comparadas que passa na rede aberta da TV Brasil (e canal 166 na Sky, 234 na GVT) ou também na Internet: http://tvbrasil.ebc.com.br/webtv. Ao invés de transmitir missas e cultos, a rede de televisão pública, instada por organismos como o Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa, começou a organizar programas que refletem de modo educativo e crítico sobre todos os ritos e crenças da nossa gente, mostrando e discutindo semelhanças e diferenças entre os diversos caminhos espirituais.

Esse programa apresenta o biólogo Alberto no dia em que recebe a notícia da morte de seu pai, quando mergulha em uma crise sobre suas certezas cientificas e sai em uma jornada rumo a novas descobertas. Partindo das indagações dramatizados por Alberto, lideranças espirituais e especialistas de outros saberes apresentam suas crenças de como seria uma pós vida (reencontro com antepassados, reencarnação, nada, ressurreição), as implicações existenciais da fé em uma vida pós-morte e as implicações éticas de não se acreditar em um plano espiritual. O historiador de religiões Mircea Eliade dizia que a percepção de que há vida após a morte acompanha a própria história da humanidade.

E você: o que pensa? O vídeo traz depoimentos da candomblecista Makota Valdina, para quem “a gente quer ser feliz aqui e agora”; do islamismo, representado pelo Imam Sami Isbelle, que conta como será o paraíso para os muçulmanos; da possibilidade de comunicação com os mortos para os espíritas; da terra sem males do povo Guarani na voz de Kaká Werá; do filósofo Renato Janine Ribeiro, do teólogo pernambucano Gilbraz Aragão; do ateu Daniel Sottomaior… Veja as opiniões e se manifeste!

 


 

Pra saber mais:

Morte nas religiões

Vida eterna: como?!

..

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/observatorio2/?page_id=1574

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Jariel

    A verdade é que ninguém voltou da morte para dizer se há ou não alguma coisa depois dela. Precisamos crer que há outra vida depois da morte por uma questão mais emotiva do que racional. Em outras palavras, nós não assimilamos a ideia da extinção. É possível que o anseio por outra vida depois da morte seja, em si, prova de que há mesmo. Não faz sentido, porém, acreditar que seja em outra dimensão ou plano existencial com natureza diversa da que conhecemos. Talvez, em algum momento, a biologia possa nos dar as respostas que tanto buscamos quanto à morte e à uma suposta vida depois da mesma. No entanto, é provável que não seja exatamente do jeito que nos contaram.

    1. admilson

      é verdade, mas dê uma olhada nestes vídeos

      https://www.youtube.com/watch?v=eKuciXDhBb0

      https://www.youtube.com/watch?v=L15FaES1b0c

  2. Nadia Azevedo

    O programa é muito bem elaborado, com o cuidado de não optar por uma linha teórica ou mesmo uma religião, mas várias e, ao mesmo tempo, um ateu, que fala desta posição, sem que seja massacrado por isso. A participação do meu colega, professor do PPG em Ciências da Religião da UNICAP, foi lúcida, intrigante, inteligente. Recomendo!

  3. Nildo

    A ideia do “ciclo da vida” agrada muitas pessoas independentemente da fé. Em poucas palavras, é vida se transformando em vida – a morte fica em segundo plano. O projeto italiano The Capsula Mundi é uma representação perfeita desse conceito…
    http://awebic.com/cultura/adeus-caixoes-capsula-organica-transforma-pessoas-falecidas-em-arvores/

  4. Isabel Holanda

    Reencarnação e ressurreição são dois caminhos para responder à mesma pergunta. Mas não têm o mesmo valor. A reencarnação é uma crença feita à medida da nossa inteligência, porque achamos que é normal irmos progredindo na perfeição. Mas a ressurreição é a grande surpresa que Deus faz na história da humanidade, de que vai intervir e fazer justiça. Eu aposto é na ressurreição!

  5. Roque

    Segundo o Novo Testamento, Jesus esclareceu e firmou a fé nascida já no Antigo Testamento na ressurreição dos mortos. Em nenhum lugar se encontram elementos claros, sólidos ou suficientes para se desenvolver uma “doutrina da imortalidade da alma” e menos ainda de uma “doutrina da reencarnação. Além disso, Jesus uniu a fé nele com fé na ressurreição, por isso ele afirma: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Em nenhum lugar ele ensina que a fé nele garante a “imortalidade”. A fé é garantia de ressurreição, de uma nova existência. Em nenhum lugar ele diz que o homem tem uma nova chance, numa possível reencarnação, até que adquira a perfeição desejada e necessária para ir junto de Deus. Todo ensino de Jesus é centrado na decisão que o homem deve tomar nesta vida. É aqui, neste mundo, nesta existência, que o homem deve decidir sua sorte eterna. Pela fé-adesão a ele, o homem obtém a garantia de que viverá eternamente; não em vista à imortalidade de sua alma ou de sucessivas reencarnações pelas quais alcança méritos de gozar essa eternidade, mas através de um novo ato de Deus: a ressurreição.

  6. Lucas

    queria saber se, existe a possibilidade do diabo ser ou louvar um extra terrestre ?????

  7. gerson santos

    gostaria de saber se de fato a reencarnação existe, porque os antigos faraós que acreditava no retorno a vida depois de tantos milénios ainda não voltaram?

  8. ROGERIO CANDIDO ALVES DO VALE

    A REENCARNAÇAO E UMA LEI DE DEUS,BASTA OLHAR-MOS PARA A CIENCIA,POIS A CIENCIA E DIVINA,POIS ELA ESTUDA AS COISAS DE DEUS.ASSISTAM AO FILME BASEADO EM FATOS REAIS:MINHA VIDA EM OUTRA VIDA.DR.JIM TUCKER E A REENCARNAÇAO DE IAN HAGEDORN.A REENCARNAÇAO DE MANIKA.DR.IAN STEVENSON.DR.ROBERT LANZA E A VIDA APOS A MORTE.DR.KONSTANTIN KOROTHOV O FOTOGRAFO DA ALMA.E SE FAZ NECESSARIO QUE NASÇAS DE NOVO PARA VER O REINO DE DEUS,ONDE ESTAR O REINO DE DEUS DENTRO DE VOS,ENTAO TERAS QUE BUSCA-LO,O REINO DE DEUS CONSISTE , EM AMOR,JUSTIÇA,BONDADE,MISERICORDIA ,PAZ,E SO CONSEGUIRAS DESENVOLVE-LO ATRAVES DAS REENCARNAÇOES.SIM,DEUS TEM UMA LEI CHAMADA DE DESTRUIÇAO,E ESTA LEI SO ATINGE A MATERIA,E DEPOIS DE DESTRUIR A MATERIA ELA A MATERIA NAO PODERA VOLTAR MAIS,POIS SE VOLTAR A LEI SERA REVOGADA OK.A RENNCARNAÇAO E UM VINHO NOVO PARA MUINTOS, E NAO SE COLOCA VINHO NOVO EM ODRES VELHOS,AGORA TEMOS QUE ESTUDAR A LEI PARA ENTENDE-LA,POIS SE COMBATER-MOS ESTA LEI QUE EXPRESSA A VERDADEIRA JUSTIÇA DE DEUS, ESTAREMOS MUINTO LONGE DA VERDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>