CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PRO ENSINO RELIGIOSO PROMOVER DIÁLOGO

ead-conceito-5-ciencia-religiao-site

O diálogo inter-religioso é uma aventura mística que se desenvolve por encontros de oração e mutirões de solidariedade, por debates teológicos muito envolventes. Mas ele pode ser preparado, em escala para envolver toda a sociedade, através do Ensino Religioso nas escolas. Na verdade, religião nem se ensina propriamente na escola, mas se pode e deve refletir aí sobre esse fenômeno humano, em busca de significados mais profundos para o que é experimentado como sagrado em cada cultura. Todas as pessoas têm direito ao esclarecimento das crenças da humanidade e, por isso, o Ensino Religioso deve avaliar e interpretar as notícias religiosas em seus contextos, estudar as religiões como questão e não querer transmiti-las feito dados ou impô-las feito doutrinas.

23472912_10212783224928875_5386595607032737163_nComo preconiza o notável Compêndio do Ensino Religioso, é o caso de uma educação sobre a religiosidade humana, devendo tratar pedagogicamente do conhecimento sobre as experiências espirituais que existem entre e para além de todas as tradições místicas, religiosas e não religiosas, tematizando os seus conteúdos simbólicos nos espaços e tempos sagrados, bem como os valores – e antivalores – que as espiritualidades, na prática, desenvolvem através da história. Como área de conhecimento produtora desses conteúdos que são traduzidos e aplicados pelo Ensino Religioso, afirmam-se as Ciências da Religião. Elas se desdobram em estudos de religiões e religiosidades que dialogam com a crítica psicossocial e resguardam uma abertura para o sentido mais refinado das experiências humanas de descentramento e transcendência.

Estendendo o seu campus à galáxia, a nossa Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) está lançando agora a frente de Ensino a Distância (EaD), e o seu primeiro curso é uma licenciatura em Ciências da Religião. Isso porque estamos conscientes da importância dos professores para criarmos uma educação mais forte e um país melhor, porque estamos engajados na mudança de paradigma cultural que, para atender aos múltiplos altares do nosso mundo pluralista, transforma o Ensino Religioso, outrora catequético e uni-religioso, em uma aprendizagem trans-religiosa, um estudo crítico e transdisciplinar das experiências espirituais na história humana.

Cientista da religião é quem contextualiza historicamente os fatos religiosos, compara e interpreta as experiências de sagrado da humanidade, buscando significados mais profundos para esse patrimônio que são as correntes espirituais e tradições de sabedoria, das mais diversas matrizes culturais. Quem estuda Ciências da Religião desenvolve conhecimentos interdisciplinares sobre os fatos religiosos, que são aplicados ao Ensino Religioso nas escolas, mas também às relações internacionais, à educação sociopolítica e ao turismo religioso, à preservação do patrimônio e à psicoterapia, à ação pastoral das igrejas.

A UNICAP tem larga competência nessa área, oferecendo cursos de extensão, especialização, mestrado e doutorado em Ciências da Religião. E agora está lançando uma graduação em Ciências da Religião, como licenciatura na modalidade EaD, com mensalidades subsidiadas de R$ 298,00. O curso, que já conquistou o conceito máximo (5) na avaliação prévia para Educação a Distância do Ministério da Educação, visa, sobretudo, preparar educadores para o Ensino Religioso e mediadores dos debates religiosos no espaço público, pessoas chamadas a promover uma reflexão crítica das informações sobre a espiritualidade e suas interfaces socioculturais.

A graduação em Ciências da Religião da UNICAP vai acontecer através da EaD, em ambiente de aprendizagem na internet. Inclui um encontro presencial por mês (um sábado pela manhã) e vai durar quatro anos. Conta com a excelência dos estudos de religião na Católica de Pernambuco, além do seu suporte pedagógico, laboratórios de informática e a melhor biblioteca da região. Mas, principalmente, vai gerar uma comunidade viva de estudo e pesquisa, mais um bloco a desfilar o mantra do respeito à diversidade por aí afora. O vestibular está aberto: venha estudar com a gente e multiplicar os esforços pelo diálogo entre culturas e religiões!

Pra saber mais:

Curso de Ciências da Religião