Há quem se comunique pelos jogos

A comunicação é um direito primordial do ser humano. Algumas pessoas se comunicam por telefone. Outras se comunicam pelas redes sociais. E também há quem se comunique pelos jogos. Tem gente que usa os jogos digitais para conversar com outraspessoas. E algumas destas se tornam tão próximas que a relação de amizade acaba virandoum namoro. Este foi o caso de Aline Pinheiro e Artur Marinho, juntos desde março de 2014.

Os dois já se conheciam quando começaram a jogar Minecraft juntos, em 2012. “Conheci-o no curso de inglês. Mas a gente ficou mais próximo jogando”, diz Aline. Ela começou a jogar por causa de Artur. “Ele comentava sobre alguns jogos enquanto estávamos conversando, então tive interesse de jogar com ele. Baixei o game e jogamos”, ela conta.

O jogo, então, foi o pontapé inicial desse relacionamento. “Primeiro, construímos uma amizade e depois começamos a namorar”, ela diz. Por causa do jogo, eles começaram a conversar fora da sala de aula. “Nós éramos amigos, mas nunca nos falávamos pelas redes sociais. Só conversávamos na aula de inglês. Depois que surgiu o jogo, começamos a conversar todos os dias”, conta Artur.

“Um dia, nas férias, eu perguntei se ela iria continuar no curso. Ela disse que não, então, após muita conversa, eu chamei ela para o Skype. Foi a partir daí que nos aproximamos bastante. Passávamos tardes inteiras jogando e conversando”, ele diz.

E, depois de muito papo pela internet, claro que o namoro dos dois começaria no mundo virtual. “Eu brinquei sobre o assunto com um amigo nosso em um grupo do WhatsApp. Depois passei para a conversa privada no próprio WhatsApp e também no Facebook e, no final da conversa, a gente tava namorando”, contou Artur, envergonhado.

Felizmente, como Aline e Artur não tinham que lidar com a distância, já que os dois moram em Recife, eles só tiveram que esperar alguns dias para se encontrarem. “O namoro começou numa sexta-feira, mas a gente só se viu na terça-feira seguinte”, disse Artur.

Muitas histórias surgem como a de Aline e Artur, em que o jogo torna-se o protagonista do relacionamento. São histórias como essa que nos fazem perceber o poder do mundo virtual e o quanto ele pode facilitar na hora de se comunicar, pois há nele características específicas capazes de unir pessoas com interesses em comum. É nesse momento que ocorre a identificação e, consequentemente, o interesse em relacionar-se fora das telas.