Da vizinhança também nasce o amor

Além da solidariedade e da cooperação, existem outros sentimentos que podem surgir de uma relação entre vizinhos. Um deles, presente principalmente entre vizinhos mais jovens que aos poucos vão se conhecendo, é a paixão – que por muitas vezes acaba se tornando um amor verdadeiro. Foi por exemplo o caso de Zilma Maria e Adriano Freire, que se conheceram há 25 anos quando ela se mudou para um conjunto residencial no bairro de Rio Doce, em Olinda.

Zilma conta que se apaixonou por Adriano assim que o viu, e aos poucos foi tentando uma aproximação. “Eu tinha 16 anos quando cheguei no condomínio. Fui conhecendo toda a turma adolescente da época que morava lá, incluindo Adriano. O meu amor por ele foi à primeira vista, mas apesar de sempre conversarmos no bloco em que ele morava, ele nada fazia, era muito tímido”, relembra rindo, e em seguida contando o dia da aproximação. “Era uma festinha no salão, todos os amigos reunidos. Ele era cobiçado por algumas amigas minhas, mas nesse dia eu criei coragem e resolvi falar com ele. Conversamos bastante, acabamos nos beijando, e a partir dali surgiu um relacionamento que dura até hoje”, completa. Atualmente Zilma e Adriano moram em Jardim Atlântico, um bairro próximo ao que viu a paixão entre os dois surgir. Estão casados há 18 anos, e têm dois filhos.

O casal Rodrigo e Verônica Nunes se conheceram ainda crianças, morando na mesma rua do bairro de Ouro Preto, também em Olinda. Rodrigo conta que na infância e começo da adolescência eles não sentiam nada além de amizade um pelo outro, mas ele costumava brincar sobre um futuro relacionamento com a mãe dela. “Eu vivia dizendo em tom de brincadeira para a minha atual sogra: um dia eu ainda vou casar com sua filha”, recorda. Verônica completa relembrando como se deu o começo da relação. “Eu acabei me mudando, e perdemos um pouco de contato. Mas depois de alguns anos voltei para o bairro, e a partir daí nos reaproximamos até que um belo dia em que conversávamos em frente à minha casa, ele me pediu em namoro. Eu já gostava dele, mas fiquei surpresa com o pedido. Aceitei, começamos o namoro, nos casamos há quatro anos e hoje temos um filho lindo juntos e somos felizes”, finaliza Verônica.