Cineclube Revezes exibe “Alexina – Memória de um Exílo”

Por Junior Aguiar

O Cineclube Revezes, da Universidade Católica de Pernambuco, retoma suas atividades nesta quinta feira (3/10) com a exibição do documentário Alexina – Memórias do Exílio, realizado pelos professores Cláudio Bezerra e Stella Maris Saldanha. O documentário é um verdadeiro passeio pelas memórias afetivas do exílio cubano de Alexina Crespo, uma das principais líderes das ligas camponesas nos anos de 1960, e foi exibido no prestigiado festival É Tudo Verdade em São Paulo e Rio de Janeiro.

Criado em 1999, o Revezes por quase doze anos foi um espaço de exibição de produções locais e nacionais e de debates em torno da arte cinematográfica. Durante esse período, promoveu diversas mostras temáticas e realizou ateliês de produção audiovisual. Entre seus fundadores estão Luiz Joaquim, crítico de cinema da Folha de Pernambuco; a jornalista e comentarista de cinema da JCNews, Silvana Marpoara; Sérgio Dantas, ex-gerente de audiovisual da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, nomes hoje conhecidos na cena do audiovisual local. Diversos cineastas – Fernando Meirelles, Guel Arraes, Sérgio Rezende, Kleber Mendonça Filho, Lucia Murat, Leo Falcão, Camilo Cavalcanti, Pedro Severien, entre outros – fizeram palestras e também exibiram suas realizações no Revezes.

A reativação do cineclube da Católica acontece, sobretudo, pela iniciativa de um grupo de alunos do 1º período de Jornalismo. Paula Xavier, uma das organizadoras, explica que a ideia surgiu a partir de incentivos vindos da própria Universidade, através do coordenador e professor do curso, Juliano Domingues. “O coordenador nos contou sobre o cineclube da Universidade, deu a proposta de reabertura e aí a gente ficou bastante interessado. Reunimos a turma junto com o professor Alexandre Figueirôa, criador do Revezes e também professor da Universidade. Diante do interesse coletivo despertado, então se decidiu pela reabertura”, contou Paula.

Após a exibição do documentário Alexina – Memórias de um Exílio , um debate será aberto com os realizadores Cláudio Bezerra e Stella Maris. Nos meses de outubro e novembro está sendo programada a exibição de outros filmes com o objetivo de aproximar os estudantes universitários da interessante produção cinematográfica em Pernambuco na atualidade.

Serviço:

O que: Reabertura do Cineclube Revezes

Onde: Sala 510, Bloco A da Unicap

Quando: Quinta (03), às 19h

Entrada Franca

Contato: Paula Xavier – 9244.3011

 

Categories: Jornalismo, Notícias, O Curso

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...