Vídeo: 50 anos do Curso de Jornalismo

Assista ao vídeo dos 50 anos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Alunos e ex-alunos, profissionais de destaque na área da comunicação, ajudam a contar a história de um dos mais tradicionais cursos de Jornalismo do País.

História

A habilitação em Jornalismo busca aliar formação teórica e vivência prática das atividades jornalísticas, resguardando a identidade nordestina e nacional, sem perder de vista, porém, o contexto de globalização social em que estamos inseridos. O curso baseia-se nos princípios institucionais da Universidade Católica de Pernambuco, universidade cristã e comunitária, que aspira à melhor qualidade de formação acadêmica.

Criado em 1961, é o mais antigo em funcionamento no Norte e Nordeste brasileiro, tendo, entre seus fundadores, o jornalista, professor e pesquisador Luiz Beltrão, pioneiro na prática de pesquisa em Comunicação Social no Brasil. As disciplinas da grade curricular contemplam aspectos humanistas e técnicos da profissão. Pela natureza do próprio Jornalismo, o curso da Católica busca, em outras áreas do conhecimento, elementos que alicercem a teoria e a prática jornalística, visando à formação dos nossos alunos. Os egressos de Jornalismo da Católica correspondem praticamente a 70% dos profissionais que atuam no mercado pernambucano.

Para atender às exigências técnicas do exercício jornalístico, o curso de Jornalismo da Católica é dotado de laboratórios de foto-jornalismo; rádio; televisão; planejamento gráfico; salas de redação, com microcomputadores conectados à Internet; sala de múltiplo uso e hemeroteca. Possibilita a seus estudantes estágios, bolsas de Iniciação Científica e atividades complementares. Tem, em seu quadro docente, profissionais com atuação em empresas de comunicação do Estado, contando, também, com professores mestres e doutores de diversos campos de conhecimento, propiciando aos alunos múltiplas visões do contexto ético, profissional e político-social contemporâneo.

Categories: O Curso

One Response so far.

  1. Marcos Aurélio Pereira Jatobá disse:

    Com muita honra, fiz parte da turma que concluiu em 15/12/1963, juntamente com outros 12 colegas/amigos, entre os quais Da. Zita, Frei Urbano, César Leal, Vantuil Filho. Quanta saudade. Infelizmente(ou felizmente, não sei) escolhi ser bancário do BB, onde tomei posse em fevereiro/1964. Não sei se há imagens da época do curso, mas se existem gostaria de vê-las.


WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...