Seminário na UFPE: Desafios da Integração da TV Conectada

Desafios da Integração da TV Conectada no ambiente da TV Digital Brasileira

 Temática: A TV Digital surgiu com promessas de melhoria da experiência do usuário. No entanto, passado já algum tempo, em diversos lugares do mundo algumas promessas foram cumpridas, outras nem tanto. Uma das promessas que (ainda) não vingou foi a interatividade controlada pelas emissoras de TV e devidamente atrelada ao conteúdo televisivo. Nos últimos anos, surgiu o paradigma da TV Conectada, com nova promessa de interatividade, agora associada à Internet, com aplicações embutidas nos aparelhos receptores de TV e, portanto, controladas pelos fabricantes de tais aparelhos. Ainda não se pode afirmar se esta mais nova promessa de interatividade vingará, e se vingar, se oco rrerá de forma independente do conteúdo televisivo ou não. Nesse cenário, a proposta do seminário é discutir as possibilidades de convivência entre os dois paradigmas de “uso” da TV nos próximos tempos: em harmonia ou em separado?

 

Local: Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) – Campus da UFPE. Av. Professor Luís Freire, s/nº, Cidade Universitária, Bloco A, térreo – Recife (PE)

 

Data: 25 de outubro de 2012, a partir das 9 horas.

 

Realização: Globo Universidade,Universidade Federal de Pernambuco: Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM); Centro de Informática/ Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação (CIn/PPGCC).

 

Público alvo (100 inscritos): profissionais, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Informática e Comunicação, prioritariamente, e de áreas fins.

Inscrições gratuitas pelo email: tvdigitalppgcom@uol.com.br (informar nome completo, telefone e vínculo institucional)

 PROGRAMA

09:00-09:15 Welcome Coffee
09:15-09:30 Abertura
Sessão 1: TV Conectada e conteúdo não-linear: a TV híbrida e o papel das emissoras
Coordenadora: Yvana Fechine (UFPE: PPGCOM)
09:30-10:15 Palestra: Carlos de Brito Nogueira (Rede Globo)
10:15-11:15 Debate especializado. Debatedores: Paulo Carneiro da Cunha Filho (UFPE: PPGCOM/SeGIC), Salustiano Fagundes (HXD Interactive Television)
11:15-12:00 Debate aberto ao público.
12:00-14:30 Almoço
Sessão 2: TV Conectada e interatividade: ameaça ou oportunidade?
Coordenador: José Afonso da Silva Junior (UFPE: PPGCOM)
14:30-15:15 Palestra: Salustiano Fagundes (HXD Interactive Television)
15:15-15:30 Coffee Break
15:30 -16:30 Debate especializado. Debatedores: Carlos de Brito Nogueira (Rede Globo), Carlos Ferraz (UFPE: CIn)
16:30 -17:00  Debate aberto ao público. Fechamento.

SOBRE OS PARTICIPANTES

 

 

Carlos de Brito Nogueira. É Diretor de Planejamento da Direção Geral de Engenharia da TV Globo, atuando no planejamento estratégico tecnológico da emissora. Desde 1994 é Assessor de Planejamento e Controle do grupo ABERT/SET, que estudou os aspectos técnicos, econômicos e sociais da introdução da Televisão Digital no Brasil. Possui MBA em Telecomunicações (FGV) e mestrado em Administração de Empresas (PUC-RJ). É engenheiro eletrônico e iniciou carreira na Philips em 1987. Trabalha na TV Globo desde 1991.

 

Carlos Ferraz. Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Computer Science pela University of Kent at Canterbury (1995). É professor da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Foi, até 2011, Diretor Adjunto do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Tem interesses de pesquisa e desenvolvimento em sistemas distribuídos, computação ubíqua e pervasiva, software de TV digital (mobilidade, middleware e aplicações).

 

José Afonso da Silva Junior. É  jornalista e professor do Departamento de Comunicação (DCOM) e do Programa em pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE. Possui Pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (2010-2011); Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2006); Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2000 ). Participou do projeto de pesquisa (CAPES/DGU 138/07) que envolveu sete universidades brasileiras e sete universidades Espanholas (Estudos Comparativos de Cibermeios Brasil-Espanha).

 

Paulo Carneiro da Cunha Filho. É professor do Departamento de Comunicação (DCOM) e do Programa em pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, além de Diretor de Comunicação da SeGIC – Secretaria de Comunicação e Informação da UFPE. É doutor em Arts et Sciences de l’ Art pela Université de Paris I – Panthéon -Sorbonne (1989). Entre 1973 e 1993, exerceu várias atividades como jornalista, atuando, entre outros, no jornal O Estado de S. Paulo e na TV Globo. Fez cinema experimental (sobretudo curtas em super-8 e em 16 milímetros). Foi, durante dois anos, membro do seminário fechado de Christian Metz na École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde também obteve o Diploma sob orientação do historiador Marc Ferro. Foi representante da UFPE no Porto Digital.

 

Salustiano Fagundes. É CEO da HXD Interactive Television, empresa brasileira que trabalha com foco no desenvolvimento de aplicativos para multiplataformas televisivas. É graduado em Sistemas de Processamento de Dados (UnP) com mais de vinte e cinco anos de atuação na área de TIC’s, foi diretor e co-fundador da Hirix Engenharia de Software empresa de atuação nacional com larga experiência em projetos de software no mercado corporativo. Como conferencista, fez palestras sobre o impacto da convergência e da interatividade no ecossistema da televisão em diversos congressos, seminários e workshops no Brasil, Argentina, Peru, Eq uador, Uruguai e Chile. Atualmente, é representante da indústria de software no Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Forum SBTVDT) e integra o Comitê de Marketing da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Na área cultural, participou do movimento cineclubista nas décadas de 1970/1980 e da organização de festivais de poesia visual, música e literatura

 

Yvana Fechine. É professora do Departamento de Comunicação (DCOM) e do Programa em pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE. É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou, entre outros, Televisão e Presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta (Estação das Letras e Cores, 2008). É coautora e editora (com Alexandre Figueirôa) de Guel Arraes, um inventor no audiovisual brasileiro (CEPE, 2008). Com Sebastião Squirra, organizou Televisão digital: desafios para a comunicação (Sulina, 2009) e, juntamente com Ana Claudia de Oliveira, editou Imagens TécnicasSemiótica da arte e Visualidade, urbanidade, interterxtualidade (Hacker, 1998).

Categories: Eventos

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...