Talk-show sobre mercado e jornalismo abre o semestre

Por Priscila Hollanda
Estudante de Jornalismo Unicap

Um bate-papo em clima de talk-show entre amigos marcou a aberturado semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Durante duas noites (15 e 16 de fevereiro), ex-alunos e alunos compartilharam suas experiências profissionais e discutiram o futuro. O evento foi intitulado “As possibilidades do jornalismo no mercado atual”. Funcionários da Unicap também apresentaram o funcionamento da instituição em setores-chave, como a Coordenação de Estágio e a Coordenação de Pesquisa.

Primeiro dia de evento (foto: Carol Monteiro)

O primeiro dia contou com Silvia Bessa (Diário de Pernambuco), Lydia Barros (pernambuco.com), Michelle Cruz (Dupla Comunicação) e Rodrigo Lobo (Rói Rói Filmes). Junto com os estudantes Eduarda Barbosa, Marina Meireles – ambas estagiárias da Globo Nordeste – e Afonso Bezerra (estagiário do Diário de Pernambuco), eles relataram suas vivências no jornal impresso, no online e em assessoria de comunicação.

Um dos pontos mais comentados foi a transformação que o mercado está vivenciando e o quanto é necessária a adaptação dos profissionais e dos veículos de comunicação. Para Lydia Barros, o essencial continua “a preocupação com a ética, com o humano e com a construção da narrativa interessante será sempre importantíssimo”. Michelle Cruz reforçou: “tudo o que vocês fizerem, façam bem feito, com dedicação. Para esse tipo de profissional, dedicado, nunca faltará espaço no mercado de trabalho”.

Segundo dia de evento (foto: Carol Monteiro)

O dia seguinte inseriu no debate o rádio, a TV e o empreendedorismo. A ideia de proatividade esteve presente nas falas de Bianka Carvalho (Rede Globo Nordeste), Vitor Araújo (CBN Recife), Cláudia Carina (blog Corujices), Jeoás Farias e Barbara Brandão (ambos da Pontes Digitais). O papo também contou com a participação dos ex-alunos Caroline Rangel (CBN Recife), Danilo César (Rede Globo Nordeste) e Simone Graf (Rede Globo Nordeste).

A conversa deixou clara a necessidade de sair do senso comum, independente da área de atuação ser considerada tradicional ou nova. “Espero que a gente tenha ajudado a colocar a moçada de vez no Jornalismo ou a tirá-los de vez. Porque não dá pra ficar em cima do muro”, comentou Rodrigo Lobo.

“Muito bom ter participado, muito bom perceber a preocupação dos organizadores do encontro (e do departamento, de maneira geral) de colocar em sintonia a academia e o mercado, e muito, muito bom sentir a energia e o interesse dos estudantes. Parabéns a todos e obrigada pela oportunidade”, agradeceu Lydia Barros.

Nós, estudantes, e o curso é quem agradecemos!Um ótimo início de semestre para todos!

 


WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...