Jornalismo + Games = NewsGame!

Por Eduardo Montenegro

O newsgames foi o tema abordado na última sexta-feira (6) na mesa redonda intitulada Jornalismo + Jogos Digitais = Newsgames do I Seminário Icinform. A mesa foi mediada por Juliano Domingues, coordenador do curso de Jornalismo. Os debatedores foram Breno Carvalho, coordenador do curso de Jogos Digitais, e Carla Teixeira, professora de Jornalismo.

Iniciando a conversa com uma bagagem histórica sobre os jogos através dos anos, Breno Carvalho não os definiu como algo voltado exclusivamente à cultura nerd ou ao público infantil. Citando como exemplos o xadrez e damas, o professor explicou que os jogos eram pensados para adultos.

Um dos pontos tocados por ele foi justamente a evolução dos gráficos dos jogos através das décadas e como essas melhorias contribuíram para a formação do newsgame. “Os jogos sempre fizeram parte da vida cotidiana da sociedade”, disse Breno.

A palavra foi passada para a professora Carla, que deu inicio a conversa sobre o newsgame, uma forma na qual as notícias são utilizadas na construção da narrativa de um jogo. De acordo com ela, o primeiro tipo de jogo como esse foi o Kabul Kaboon, tratando-se de uma crítica aos bombardeios norte-americanos em Cabul. “Ele estimula a participação e o debate público, pois não determina vencedores. O papel dos newsgames é fazer o jogador refletir sobre certa situação”, explicou Carla Teixeira.

Fonte: Assecom Unicap


WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...