Icinform ganha identidade interdisciplinar

IMG-20151104-WA0011_FACEBOOK

Com reportagem de Eduardo Montenegro e Bela Alencar

Começou na noite desta quarta-feira (5) o I Seminário do Instituto de Estudos de Convergência Midiática e da Informação (Icinform). O evento foi relançado com uma proposta interdisciplinar. A programação de abertura contou com laboratórios sobre empreendedorismo no jornalismo, fotografia e jogos digitais. A sala 403 do bloco G4 ficou lotada.

IMG-20151104-WA0010

Juliano Domingues, coordenador do curso de Jornalismo, introduziu o laboratório apresentando o novo Icinform, que já existia antes, mas foi repensando com novas características. “A ideia é promover um diálogo interdisciplinar, não focando somente no Jornalismo”. O evento reúne professores e pesquisadores dos cursos de Jornalismo, Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Relações Públicas.

Durante o Icinform, projetos de estudantes orientados por professores foram apresentados. Entre eles, o grupo Jack Soul Pernambuco, que busca maior divulgação de músicas e artistas pernambucanos. Além deles, o Grupo Repasse, com o slogan Compartilhe seu desapega. Conte sua história, defendeu um mercado no qual as pessoas compartilhem as histórias por trás dos objetos vendidos.

IMG-20151104-WA0009_FACEBOOK

Luis Henrique, aluno de Jogos Digitais, tem interesse em buscar soluções para a Educação. Também apresentou seu projeto de um óculos de papelão de realidade virtual, mostrado também na Campus Party. “Estou desenvolvendo um jogo de realidade virtual junto com os alunos de História. Ele simula, através desses óculos, períodos como o Paleolítico ou a Idade Média”, contou o aluno.

A mesa-redonda Redes sociais digitais, controle e representação deu sequência a programação de abertura do I Seminário do Instituto de Estudos de Convergência Midiática e da Informação (Icinform). Tendo a imagem como foco das discussões, a atividade foi ministrada pelos professores da Católica José Afonso, Carol Monteiro e Julianna Torezani.

A fotografia foi analisada sob o aspecto histórico e também a partir das transformações contemporâneas. O Instagram serviu como exemplo de rede social que obteve sucesso a partir do foco na imagem. Os debatedores também falaram sobre os aspectos artístico, social, documental, experimental e até como possível fonte de renda.

Confira a programação completa em http://www.eventick.com.br/i-seminario-icinform.

Fonte: Assecom Unicap


WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...