Programa de alunos é veiculado na Universitária FM

Com informações da equipe do programa Polivoz

Equipe Polivoz.

Alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Católica terão um programa de rádio apresentado pela Universitária FM (99, 9 MhZ). Intitulado Polivoz Especial – Comunicação Pública, a produção foi orientada pela professora Andréa Trigueiro com apresentação dos estudantes Davi Saboya, Milena Cavalcanti e Rossini Gomes.

A conteúdo é fruto de uma cobertura jornalística feita pelos alunos durante a Semana de Comunicação Pública e fez parte da disciplina de Radiojornalismo III. O programa Polivoz foi ao ar na sexta-feira (16), às 10h, e foi reprisado na quarta-feira (21), às 20h.

A atração foi veiculada dentro da programação da Semana de Democratização da Comunicação e contou com matérias que abordaram a regulação da mídia, por Rebeka Rodrigues; proposta de regulamentação da mídia, por Agostinho Santiago; dificuldade em manter e conseguir a qualidade na produção, por Mayara Ezequiel; direitos autorais, por Maria Eduarda Barbosa; distribuição audiovisual, por Marina Meireles; regionalização da voz, por Kamyla Brito; mercado do radialista, por Karoline Gomes; qualidade do áudio, por Marcela Moreira; qualidade da imagem, por Marina Araújo; relação entre comunicação e saúde, por Tatiana Ferreira; mobilização em prol da comunicação pública, por Eliane Lima.

Além das matérias, a equipe fez também uma cobertura online por meio da Fanpage do Facebook. Na página é possível acompanhar o desenrolar do trabalho dos alunos. As temáticas serão comentadas ao longo do programa pelo integrante do Núcleo de Rádios e TVs Universitárias (NRTVU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Felipe Peres Calheiros, convidado ao estúdio.

Prática

O Polivoz surgiu no segundo semestre de 2014 por meio da proposta da professora Andréa, dentro das atividades práticas da disciplina de Radiojornalismo. A primeira edição do programa foi apresentada no dia 04 de setembro do ano passado.

No início, ele era produzido semanalmente com uma temática específica e com rodízio das funções de repórteres, de produtores e de apresentadores distribuídas entre os 20 alunos. A segunda temporada teve como proposta a grande cobertura jornalística de dois eventos por meio de um trabalho de produção de conteúdos radiofônicos que foram publicados em multiplataformas a partir da discussão, em sala de aula, sobre web radiojornalismo.

Para esta segunda etapa, foram gravados dois programas especiais. O primeiro deles foi sobre o Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação (ENeDC) e o segundo, sobre a Semana de Comunicação Pública. Nessa experiência contextualizada no seio da cibercultura, foram também produzidos conteúdos para as redes sociais (Facebook e Instagram). Form publicados vídeos, fotos, textos e áudios. Os materiais dialogam entre si e se complementam de forma transmidiática.

O Polivoz também rendeu uma produção acadêmica que deve ser apresentada no próximo ano no Intercom Nordeste, que será realizado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Categories: Jornalismo, Notícias, O Curso

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...