A imprensa saiu do armário!

Para os alunos da Católica, o dia do Jornalista foi de celebração mas, sobretudo, de reflexão. No centro do debate, a relação entre mídia, representação social e sexualidade


Por Bruna Bessa

No último dia 07, os estudantes do curso de Jornalismo participaram do bate-papo “A imprensa saiu do armário?” com Julieta Jacob, jornalista, educadora sexual e mestranda em Direitos Humanos (UFPE), e Luiza Assis, jornalista, ex-aluna da casa e hoje mestranda em Sociologia (UFPE).

Julieta, que também edita o blog Erosdita, traçou um perfil histórico do discurso jornalístico brasileiro sobre a temática LGBT. Já Luiza abordou a maneira como a mídia tem tratado esse assunto atualmente, a partir de dados do seu trabalho de conclusão de curso em monografia, em que investigou 11 anos de cobertura da Parada Gay nos jornais locais.

O aumento gradual do espaço dedicado a temáticas LGBT na imprensa foi um dos principais aspectos destacados pelas duas convidadas.

“Será que hoje o jornal tem dado maior visibilidade à Parada Gay por conta de uma abordagem sensacionalista ou realmente tem o objetivo de dar voz a esse tipo de assunto?”, indagou a professora do curso de Jornalismo da Católica Andrea Trigueiro, mediadora do debate.

Como resposta, Luiza apontou que devido à mudança do local da Parada para a Avenida Boa Viagem e ao aumento do número de participantes, a cobertura de certos jornais tem sido, de fato, mais ampla. “Isso ocorre mais por conta do critério de noticiabilidade relativo a quantidade de pessoas na Parada”. Entretanto, destacou, a abordagem, no geral, ainda é bem conservadora e frequentemente homofóbica.

Tabu e preconceito
Apesar desse aumento gradual em termos de visibilidade, Julieta destacou que o tema ainda é tabu nas redações. “Há editorias para vários temas. Por que não há uma para abordar especificamente sexualidade?”, questionou. A resistência a falar abertamente sobre o assunto seria reflexo, segundo ela, do forte preconceito compartilhado na sociedade brasileira. Para ilustrar, Julieta exibiu reportagem feita por ela na Parada Gay de Toronto, no Canadá, e a do Recife.

Tanto Julieta quanto Luiza destacaram, ainda, que as coberturas jornalísticas tendem a negligenciar o viés político do tema e a reproduzir estereótipos que reforçam preconceitos. “Jornalistas também são educadores. É preciso que, desde agora, ainda na faculdade, vocês estudantes fiquem atentos a isso”, ressaltou Luiza.

 

Categories: Eventos, Jornalismo

One Response so far.

  1. [...] Leia a matéria feita pela UNICAP sobre o evento.  Tweet [...]


WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...