Coronelismo eletrônico, comunicação de povos tradicionais e cineclubismo. Esses são apenas alguns temas das mais de 20 atividades autogestionadas que irão acontecer pela manhã durante o Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação, fora as palestras que acontecerão à tarde. Cada atividade possui uma proposta e um formato diferente, havendo oficinas, rodas de diálogo, relatos de experiências e apresentação de artigos científicos. O ENeDC acontecerá na Universidade Católica de Pernambuco e tem como realizadores, além da própria Unicap, o Centro de Cultura Luiz Freire, o Fopecom e o comitê estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

O Encontro pode ser considerado um evento preparatório para o II Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que irá acontecer em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de abril. As inscrições já estão fechadas e as quase mil pessoas que se inscreveram precisam chegar com antecedência ao local da atividade ou mesa de debates para realizar o cadastro no evento. Todas as atividades autogestionadas serão ministradas ou apresentadas por entidades, coletivos ou pessoas que mandaram propostas que se alinham à proposta do evento de fomentar o debate sobre o direito à comunicação.

Além dessas atividades, as mesas de debate irão trazer figuras importantes da academia e da militância pela democratização da comunicação. Na quinta-feira (12), estarão na mesa de abertura Rosane Bertoti, do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC), Cesar Bolaño, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Luciana Santos, deputada do PCdoB e Octávio Pieranti, Secretário Substituto de Serviços de Comunicação Eletrônica. Na sexta-feira, duas mesas irão acontecer pela tarde, “Os desafios para o direito à comunicação na era digital”, com Othon Jambeiro, da UFBA e H.D. Mabuse, do C.E.S.A.R. , e “A mídia pública, independente e comunitária no Nordeste”, mediada por Iano Flávio, da Universitária FM de Natal, com Paulo Rogério, da Mídia Étnica, Pedro iliveira, do Coletivo Nigéria e Rita Freire, da Empresa Brasileira de Comunicação, finalizando o dia com um ato público, apoiado pelo Som na Rural. No último dia, “O Nordeste, liberdade de expressão e regulação da comunicação” irá reunir , Gustavo Santos, da Unicap, e João Bosco, do Ministério Público de Pernambuco. Todas as mesas contarão com transmissão streaming ao vivo pela internet.

Ainda como parte do ENeDC, o Som na Rural marcará presença na noite da sexta-feira, 13 de março. Para defender a regulação da radiodifusão e o fortalecimento do sistema público de comunicação em todos os estados do Nordeste, se apresentarão artistas como Lu Rabelo, Coco de Toré Pandeiro do Mestre e DJ Dolores. Esse momento, festivo e aberto, promete reunir centenas de pessoas em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir das 19h.

Você pode ver a programação completa do evento neste link

 

Fonte: Ombudspe

Categories: Eventos, Jornalismo

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...