Abertas inscrições para o 21º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo

Fonte: Sinjope

Estão abertas até o dia 30 de janeiro as inscrições ao 21º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo – 2013-2014, a primeira com processo totalmente virtual para todas as categorias, graças ao apoio da Eventick. Objetivando diminuir ao máximo a demanda para cada associada(o) adimplente realizar sua inscrição, a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) contratou uma ferramenta que abre a inscrição automaticamente a cada adimplente, mas ela acabou apresentando problemas agora sanados. A checagem da situação de outras(os) profissionais envolvidos nos trabalhos inscritos permanece como obrigatória, mas feita pela Comissão Organizadora. Como é tradição e prevê o Estatuto do Sinjope, apenas adimplentes podem ser premiados e, para essa edição, é necessário estár com a mensalidade de janeiro paga.

Para duas das 14 categorias, Internet e Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Internet, é obrigatória a indicação do link de acesso aos trabalhos inscritos, sob pena de desclassificação. Para todas as demais, após efetivada a inscrição será enviada uma mensagem para o e-mail cadastrado pela(os) responsável pela inscrição indicando o carregamento do material obrigatório, conforme as regras do Regulamento, também sob pena de desclassificação.

A Comissão Organizadora alerta ser fundamental que cada jornalista profissional, diagramador(a), ilustrador(a), repórter cinematográfica(o) e repórter fotográfica(o), além de estudantes de Jornalismo pre-sindicalizadas(os) leiam atentamente o Regulamento, pois há várias mudanças. Como sempre, efetuada a inscrição prevalecerá o que dispõe o Regulamento, e, em casos omissos, as decisões das Comissões Julgadoras e da própria Comissão Organizadora.

Para profissionais as mudanças envolvem a fusão de categoria, como as destinadas a trabalhos de telejornalismo, agora reunidas numa só, Vídeojornalismo, com maior alcance, pois também receberá trabalhos jornalísticos em vídeo produzidos para Internet, atendendo uma demanda do ano passado. Também foram unificadas as antigas categorias Desenho Para Imprensa e Charge, na nova categoria Ilustração, para trabalhos jornalísticos que vão de charge a ilustrações, incluindo infográficos. A categoria Assessoria de Imprensa foi extinta pela baixa concorrência que inviabilizava a premiação em categorias com menos de três trabalhos inscritos por autoras(es) diferentes.

Para estudantes de Jornalismo pré-sindicalizadas(os) as perspectivas de concorrência foram ampliadas. Além das duas categorias anteriores denominadas Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Texto e Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Foto, agora há três novas: Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Radiojornalismo, Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Vídeojornalismo e Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Internet. Além de ampliar a concorrência, a novidade objetiva garantir a concorrência e evitar a extinção de categorias voltadas a novas(os) profissionais, como no caso de Foto, que também apresentava baixa concorrência, impedindo a premiação. Também por isso a Comissão Organizadora abriu todas essas ao ecebimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Não será admitida a participação de TCCs categorias profissionais. Os TCCs não precisam ser veiculados (basta comprovação pelas instituições de ensino de terem sido apresentados), enquanto os demais trabalhos precisam estar vinculados a contratos de estágio a serem apresentados, conforme o Regulamento.

De maneira geral, à exceção das categorias Internet e Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Internet, nas quais obrigatoriamente teão que ser indicados apenas os links de acesso aos trabalhos inscritos, a lógica continua sendo de que a cada trabalho inscrito corresponderá um único arquivo. Dependendo do caso de cada categoria, os arquivos dos trabalhos poderão ser acompanhados, quando for o caso, de arquivos de comprovação, como contratos de estágio e documento que ateste a apresentação de TCCs, sempre conforme o Regulamento.

Para as categorias Texto – Reportagem e Reportagem com Desdobramento, Texto – Séries e Cadernos Especiais, Foto Isolada, Foto Sequência e Ensaio Fotográfico, Criação Gráfica, Ilustração, Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Texto e Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Foto, cada trabalho deverá ser inscrito como um único arquivo PDF. Para as categorias Radiojornalismo e Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Radiojornalismo, cada trabalho deverá ser inscrito como um único arquivo MP3. Para as categorias Vídeojornalismo e Estudante de Jornalismo Pré-sindicalizada(o) – Vídeojornalismo, cada trabalho deverá ser inscrito como um único arquivo AVI. Em qualquer caso, como sempre, cabe à(ao) responsável pela inscrição conferir se o arquivo/trabalho encaminhado corresponde integralmente ao identificado no Formulário de Inscrição, segundo o Regulamento, sob pena de eliminação ou de sofrer o prejuízo pela imperícia, sempre de forma irrecorrível.

Para a Comissão Organizadora, o novo formato do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo elimina muita mão-de-obra, razão pela qual se espera uma agilização no recebimento das inscrições. O alerta é de que profissionais e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizadas(os) se antecipem e não fiquem esperando o final do prazo, porque além dele ser reduzido não tem margem para dilatação. Afinal, as Comissões Julgadoras são integradas por profissionais especialistas e professores que têm agendas não raramente concorridas e eventos importantes, inclusive no Exterior, o que limita suas margens de manobra para julgamentos que pecisam ser tão tranquilos como precisos.

Serviço
Clique em Regulamento e leia atentamente para saber das novidades e evitar erros que coloquem sua inscrição em risco!

Para fazer a inscrição de seu trabalho clique em 21º Prêmio Cristina Tavares

No caso de dúvida, envie e-mail para: premiocristinatavares@gmail.com

Categories: Eventos, Notícias

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lanÃ

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, convergÃ

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...