O curso de Jornalismo da Católica mantém a tradição no campo da pesquisa acadêmica e marca presença no XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Entre os dias 1 e 5 de setembro, professores apresentam trabalhos de pesquisa no XIV Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom e ex-alunos concorrem ao prêmio Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Além disso, livro elaborado por docentes do curso será lançado durante o evento.

Grupos de Pesquisa - A professora Aline Grego é coautora do trabalho intitulado “O novo jornalismo e a mulher de sempre na Primeira República (1889-1930): uma análise de gênero nos suplementos literário e infantil dos jornais Diário da Manhã e Diário da Tarde“. O artigo é resultado de parceria entre Aline Grego e o ex-aluno da Católica Tércio de Lima Amaral (UFRPE) e integra programação do Grupo de Pesquisa História do Jornalismo.

Já o professor Juliano Domingues apresenta o artigo “Como medir concentração e diversidade de mídia? Noam Index como alternativa para políticas de comunicação” no Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação. O trabalho é resultado de parte de pesquisa que o docente vem desenvolvendo sobre a relação entre mídia e qualidade da democracia.

Expocom - Os ex-alunos da Católica Alexandre Cavalcanti, Kelly Soares e Polyanna Viera Cordeiro concorrem ao prêmio Expocom nacional na categoria Filme de não ficção/documentário/docudrama com “Anjos da guarda”, realizado sob orientação do professor Alexandre Figueirôa.

O ensaio fotográfico “Bicicleta”, de Mirtes Suann de Medeiros, orientado pela professora Renata Victor, também concorre ao prêmio na categoria Produção em fotojornalismo. As duas produções se credenciaram para a disputa nacional depois de faturarem a etapa regional, realizada em maio deste ano, em João Pessoa. Ambos os trabalhos são resultado dos projetos experimentais de conclusão de curso desenvolvidos pelos, à época, estudantes.

A Expocom é uma das principais exposições do Brasil, destinada aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos de Comunicação.

Publicom - O curso de Jornalismo da Católica também marca presença no X Publicom, momento reservado para o lançamento de livros na área da comunicação. O livro “Processos de convergência midiática: um estudo do sistema JC” reúne os resultados da pesquisa desenvolvida pelos professores integrantes do  Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea, da Universidade Católica de Pernambuco, sobre os processos de convergência midiática no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o maior conglomerado de mídia do Nordeste.

Os artigos discutem e refletem, a partir da verificação in loco, a aplicabilidade dos conceitos e estudos em circulação sobre o impacto dos processos de digitalização nos meios de comunicação e também como isso está sendo operacionalizado nos veículos brasileiros, em particular as experiências empreendidas por um sistema regional de comunicação.

Assinam o livro, editado pela Cepe com apoio da AIP, os professores Alexandre Figueirôa, Adriana Dória, Cláudio Bezerra, Dario Brito, Carla Teixeira. O trabalho também contou com a contribuição das estudantes bolsistas de iniciação científica Caroline Rangel e Beatriz Albuquerque.

Organizado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é o maior evento da área de comunicação da América Latina.

Clique aqui e acesse a programação completa.

Categories: Jornalismo

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lanÃ

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, convergÃ

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...