Seminário aborda cobertura de Copas do Mundo de Futebol

A 84 dias do maior evento esportivo do planeta, a Rádio JCNews, que pertence ao Grupo JCPM, realizou nesta quinta-feira (20), na sala 510 do bloco A da Unicap, seminário para apresentar como se faz a cobertura jornalística da Copa do Mundo.

O evento começou às 17h e contou com a presença de grandes nomes do chamado “Escrete de Ouro” do rádio pernambucano. Aroldo Costa, Carlos Miguel, Thiago Wagner e Maciel Júnior estavam presentes e comentaram os detalhes de uma grande cobertura.

O blogueiro Thiago Wagner lembrou de momentos marcantes da cobertura da Copa das Confederações realizada no ano passado. Entre as histórias, ele contou que teria que conseguir uma foto do jogador japonês Shinji Kagawa. Kagawa é de longe o jogador mais badalado da seleção da terra do sol nascente, mas, segundo Thiago, este não foi o maior problema. “Difícil era saber qual deles era o Kagawa. Todos eram iguais”, falou.

 

Seminário sobre cobertura de mundiais pelo rádio lotou sala Multimeios

O momento contou com a participação de vários professores de Jornalismo da Católica. Além do coordenador Juliano Domingues, se encontravam também no auditório a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; Cláudio Bezerra; Ana Veloso; Adriana Xavier; entre outros. Muitos deles foram professores dos palestrantes. O narrador Aroldo Costa lembrou da viagem que fez a Toritama com o professor Vlaudimir Salvador para a realização de um trabalho.

Aroldo e Maciel comentaram o desafio de se cobrir um grande evento como a Copa do Mundo. Maciel falou dos problemas encontrados na Copa da África do Sul, realizada há 4 anos. Frio em Joanesburgo, trânsito, grandes deslocamentos, mudança constante de clima, além da quantidade excessiva de partidas.

O clima descontraído no início do evento também foi pautado por uma conversa sobre as coberturas do Sistema Jornal do Commercio ao longo da história das Copas do Mundo. “Essa tradição em transmissões do evento nos faz ter um boa posição no ranking de emissoras da Fifa. Isso nos garante alguns privilégios”, lembrou Aroldo.

PARTE PRÁTICA

Em um tom altamente descontraído, a equipe da Rádio Jornal transmitiu por volta das 19h um programa ao vivo direto da Universidade Católica de Pernambuco. O programa tratou, entre outras coisas, do clássico entre Santa Cruz x Sport vencido pelo time rubro-negro na última quarta-feira.

No final do programa, camisas, canetas e blocos de nota foram sorteados para o público que lotou o auditório.

Fonte: Assecom Unicap

Categories: Notícias

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...