Google, ANJ e Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferecem curso grátis

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google, estão lançando o seu primeiro curso online massivo e aberto (MOOC, por suas iniciais em inglês): “Introdução à Visualização de Dados e Infografia”. O curso em português é gratuito, dura quatro semanas, de 14 de abril a 12 de maio, e será ministrado pelo professor Alberto Cairo, da Universidade de Miami, um dos principais especialistas do mundo nessa área.

Como os MOOCs anteriores do Centro Knight, o curso está aberto a qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo com acesso à Internet. Clique aqui para se inscrever.

 

Graças ao apoio do Google, os participantes deste curso que forem jornalistas, estudantes ou professores de jornalismo residentes no Brasil poderão se candidatar a uma bolsa para participar do Décimo Congresso Brasileiro de Jornais, organizado pela ANJ, em São Paulo, em agosto próximo. A bolsa, que inclui viagem e estadia em São Paulo, será concedida pela ANJ aos autores dos oito melhores projetos finais do curso.

Este é o 9º MOOC oferecido pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin desde que lançou em 2012 seu programa pioneiro e único no mundo de cursos online abertos e massivos especializados em jornalismo. A iniciativa já beneficiou mais de 33 mil pessoas de 150 países. Este é o segundo treinamento online que o Centro Knight organiza em parceria com a ANJ e a segunda vez o Centro Knight conta com o apoio de Google (a primeira foi para o curso em espanhol “Desenvolvimento de Projetos Jornalísticos para a Web”, em 2013).

O professor Alberto Cairo já ministrou este curso em inglês três vezes na plataforma de MOOCs do Centro Knight, com grande sucesso, beneficiando mais de 12 mil pessoas de mais de 150 países.

“Estamos muito felizes de poder oferecer em português o nosso curso que teve mais sucesso e chegou a mais pessoas em todo o mundo. Nesta era de abundância de dados, do big data, todos os jornalistas precisam aprender pelo menos as noções básicas de visualização de informações”, disse o professor Rosental Calmon Alves, diretor e fundador do Centro Knight, idealizador do programa de MOOCs para jornalistas.

“Nos dá muito orgulho colaborar novamente com a ANJ, trabalhar de novo com Alberto Cairo e contar com o generoso apoio do Google para que nossos colegas do Brasil tenham oportunidade de aprender em português o que milhares de outros jornalistas aprenderam em inglês, nas edições anteriores deste MOOC”, acrescentou Alves.

Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional de Jornais, também se mostrou entusiasmado com o projeto. “O sucesso da primeira atividade conjunta da ANJ e do Knight Center mostrou-nos que estamos no caminho certo, o de continuar com a promoção de atividades online e permitir que um número maior de profissionais tenha acesso a um treinamento de qualidade. Temos a certeza de que este MOOC será um sucesso”.

“Introdução à Visualização de Dados e Infografia” será ministrado novamente por Alberto Cairo, especialista reconhecido internacionalmente neste campo, que desenvolveu um currículo original para o formato massivo do curso.

“Os três MOOCs oferecidos até o momento em inglês tiveram um enorme sucesso. Acredito que isso prova que jornalistas do mundo todo sentem a necessidade grande de entender melhor as técnicas relacionadas com a transformação de dados e informação em gráficos estatísticos, mapas e diagramas. Comunicar jornalisticamente hoje não envolve só saber apurar e escrever, mas também ser capaz de criar elementos visuais que revelem para o leitor padrões e tendências nos dados”, disse Cairo.

“O Brasil vem de uma situação interessante,” acrescentou. “Por um lado, as escolas de jornalismo no país (em geral) têm sido muito conservadoras no sentido de não ensinar técnicas de design nem de análise quantitativo aos seus estudantes. Jornalista no Brasil, em geral, é um bom repórter e bom redator, mais não sabe de número, de estatística, nem de representação visual. Por outro lado, eu sinto que muitos jornalistas tradicionais nas redações estão cientes desta situação e têm interesse em aprender. Então acho que nosso MOOC pode ajudar bastante.”

Alberto CairoAlberto Cairo
Cairo é um especialista renomado no campo de infográficos, com longa experiência internacional, inclusive no Brasil, onde trabalhou para a revista Época. Ele é atualmente professor na Escola de Comunicação da Universidade de Miami e já ministrou diversos cursos online na plataforma de ensino à distância do Centro Knight. Capítulos do novo livro de Cairo, The Functional Art (“A arte funcional”) são usados no curso. Ele também utiliza sua conta no Twitter @AlbertoCairo para complementar as discussões feitas em classe.

Embora o curso seja gratuito, os participantes que quiserem receber um certificado terão que pagar online uma taxa administrativa de 30 dólares por cartão de crédito. O certificado será emitido apenas para os alunos que participarem ativamente do curso e cumprirem com a maior parte dos requisitos, tais como questionários e exercícios. Os certificados serão baixados da internet em formato PDF depois que o Centro Knight comprovar que o participante cumpriu as obrigações do curso. Nenhum crédito de curso formal de qualquer tipo é associado ao certificado.

A Associação Nacional dos Jornais reúne os principais diários do Brasil. A ANJ foi criada em 1979 para defender a liberdade de expressão, pensamento e propaganda, o funcionamento sem restrições da imprensa, observados os princípios de responsabilidade, e lutar pela defesa dos direitos humanos, os valores da democracia representativa e a livre iniciativa.

Google é uma empresa global líder em tecnologia que se dedica a melhorar as formas nas quais as pessoas se conectam com a informação. As inovações de Google na busca pela Internet e com publicidade fizeram de seu site um dos principais produtos da Internet e de sua marca, uma das mais reconhecidas do mundo.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra Knight de Jornalismo e da Cátedra UNESCO de Comunicação na Escola de Jornalismo daUniversidade do Texas, em Austin. No passado, o Centro recebeu contribuições da Fundação John S. & James L. Knight e de outros doadores como a Open Society Foundations. Atualmente, o Centro opera graças ao apoio da Escola de Comunicação da Universidade do Texas em Austin e a doações do público em geral.

Fonte: Knight Center for Journalism

Categories: Notícias, Oportunidades

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...