Formação continuada: Violência na rua – população em situação de rua: da exclusão a

A partir dos trabalhos realizados com a população em situação de rua na cidade de Recife, a equipe da Pastoral de Povo de Rua, que desenvolve trabalho de parceria com o Instituto Humanitas Unicap, visando à ampliação, aprofundamento e debate sobre esse contexto, ofece uma formação continuada, no período de março a novembro de 2018, às pessoas que se interessem pelo tema ou que trabalham (direta ou indiretamente) com essa essa população.

Inspirados pela Campanha da Fraternidade CNBB 2018, o tema central proposto é a violência, que será analisada e refletida ao longo do ano, de forma a possibilitar o aprofundamento acerca dos fundamentos estruturais da sociedade brasileira como produtores permanentes de uma situação de violação de direitos, de modo particular dos que vivem na rua. A abordagem deve ser de moto multidisciplinar, recebendo contribuições da História, da Sociologia, do Direito, da Psicologia, do Serviço Social e outras áreas do saber.

Objetivo:
Oferecer um espaço de formação aprofundada acerca da formação social brasileira em meio ao sistema capitalista, visando à qualificação de Agentes de Pastoral e pessoas interessadas em uma atuação cristã, comprometida com a emancipação dos excluídos, principalmente em situação de rua.

Estrutura:
Duração: 1 ano (março a novembro)

Periodicidade: mensal
Horário: 19h – 21h30

Local: Espaço Loyola (térreo Bloco B – Unicap)

Público: Agentes da Pastoral do Povo da Rua e de outras Pastorais Sociais, agentes de entidades afins, alunos da Unicap, sociedade em geral.

Metodologia:
O curso deve conter uma dimensão teórica e uma outra prática, que consistirá na realização de uma pesquisa com a população de rua da cidade do Recife. Para tanto se organizará a partir de três eixos articulados entre si: Diagnóstico, Proposições e Metodologia.

Programação:
Tema : A Conjuntura da sociedade brasileira (sociedade e inquietações)
Data : 21 de março

Tema : A moldura capitalista do mundo
Data : 18 de abril

Tema : Os traços estruturantes da formação social do Brasil em sua trajetória histórica
Data : 16 de maio

Tema : Urbanização e Exclusão
Data : 15 de junho

Tema: Cotidiano, subjetividade e violência – a produção da vida nas ruas . (Mesa de Abertura da Assembleia Nacional do Povo da Rua)
Data : 08 de agosto

Tema : Políticas Públicas e População da Rua