abaixo-assinado: Ativismo on-line contra venda do manguezal do Pina

POSTADO ÀS 15:07 EM 02 DE DEZEMBRO DE 2010 NO BLOG CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE DE VERÔNICA FALCÃO NO JC ONLINE

Clique aqui para acessar abaixo-assinado contra a venda, pela Marinha,  do manguezal do Pina e Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Leia abaixo a justificativa do Centro Escola Mangue, ONG que organiza a mobilização:

“Recife tem como uma de suas mais marcantes características o encontro e a força das águas. Mar, rios, pontes, córregos, canais estão por toda parte e muitos problemas estruturais da cidade são resultado direto da falta de planejamento e de respeito com as características naturais da cidade.

No mês de Outubro a Marinha do Brasil  abriu o edital público 2010/1 que coloca a venda a área do Parque do Manguezais, situado entre os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira. A formação do parque  deve-se à confluência das águas dos rios Jiquiá, Jordão, Tejipió e Pina que, associados à desembocadura do braço morto do Capibaribe e às águas oceânicas, atuam na constituição do Estuário do Pina.

Para não deixar que isso aconteça estamos recolhendo assinaturas de todos que também acreditam que á área do Parque dos Manguezais não pode ser vendida.

O Parque dos Manguezais é uma área de preservação permanente, por força do art. 2º, “f”, da Lei Federal nº 4771/65, e tem uma área total de 316 ha, sendo 225,82 ha. de cobertura vegetal do mangue,  umas  das maiores reservas de manguezal em área urbana do mundo. Sua preservação é incomensurável para o equilíbrio ecológico e  a qualidade ambiental,envolvendo a proteção do sistema hídrico, do solo, do relevo, e da biodiversidade, além de contribuir para o desenho paisagístico da cidade, possibilitando melhor qualidade na saúde e vida das pessoas.

Vamos lutar para  não deixar que a especulação imobiliária atue de forma desordenada e  transforme nossa cidade em amontoado de pedra e cimento.  Assim convocamos todos a preencher o abaixo assinado que pede pela preservação do parque. As assinaturas serão recolhidas até o dia 14 de Dezembro e serão entregues à Marinha do Brasil; ao Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife.”

Acesse aqui o edital da Marinha.

Leia aqui matéria sobre a venda do terreno.

dezembro 03rd, 2010 Postado por : admin Arquivado em: Notícias ,