No dia mundial da água, palestra aborda Educação Ambiental

A Palestra em comemoração ao dia mundial da água que ocorreu na noite desta quarta-feira (22) abordou a consciência e a cidadania a partir de uma perspectiva relacionada à Educação Ambiental. Com o tema Água Residual, o professor e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, Edson Souza, abriu os trabalhos, destacando que esse é um momento de reflexão sobre o consumo dos recursos hídricos e a reutilização da água. “Hoje temos 50% da população nos grandes centros urbanos, em 2050 esse número deve aumentar para 70%, o que deve gerar uma grande escassez dos recursos naturais”, pontuou o professor.

Já o palestrante convidado, o engenheiro da Odebrecht Ambiental, Wilson Luiz Bombo Júnior, ressaltou que a consciência e a cidadania são os primeiros passos para a Educação Ambiental. “O saneamento é saúde, preservação, trabalho e turismo. Saneamento é coleta de lixo, drenagem urbana, tratamento das redes de esgoto, o que melhora a saúde, o trabalho e a vida das pessoas”, contou o engenheiro. No Brasil apenas 48% da população tem acesso a uma rede de esgoto que passa por uma Estação de Tratamento.

Ao falar sobre o tratamento da Água Residual no Recife, Wilson Luiz contou que 30% do esgoto é coletado e, desse número, apenas 10% recebe um tratamento eficiente, o que não atende as determinações da legislação vigente. No evento também foram apresentados alguns dados relacionados às cinco regiões do Brasil. Na região Norte apenas 16% do esgoto passa por uma estação de tratamento. No Nordeste 32,11%, na região Sudeste 47,43% e no Centro-oeste 50,22%.

O engenheiro enfatizou que água residual é igual a esgoto e que esta água residual pode ser reutilizada na limpeza de coletoras, no esgotamento com jato, na limpeza de carros e em chafariz, havendo restrições para a limpeza doméstica e o asseio humano. No Recife, o tratamento realizado consegue produzir, por dia, cem mil litros de água de reuso, que está sendo utilizada na limpeza e drenagem da rede de esgoto da região metropolitana.

Print Friendly, PDF & Email

março 23rd, 2017 Postado por : Ausonio Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*