Instituto Humanitas Unicap e Instituto de Cegos promovem curso de acessibilidade

image-3O Instituto Humanitas Unicap (IHU) e o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz estão promovendo um curso de orientação e mobilidade para pessoas que não enxergam. As aulas acontecem sempre aos sábados e a carga horária é de 120 horas, sendo mais da metade dedicada à atividades práticas. Uma das aulas aconteceu na escada rolante do Shopping Rio Mar e outra Kenel Club de Pernambuco.

A coordenadora do curso, Irmã Maria Gomes, explica que a grade curricular tem 15 disciplinas com o objetivo de fazer o cego andar com técnica e segurança. “Só existe algo semelhante no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. O aproveitamento tem sido excelente e as experiências narradas são comoventes”, diz ela ao mencionar que já há duas turmas em espera.

O curso não é destinado apenas para pessoas cegas. Quem enxerga e deseja repassar o conhecimento também pode participar. “Dos 18 participantes, quatro alunos são deficientes visuais. Trata-se de algo inovador”, diz o voluntário Arthur Mendonça.

A psicóloga Ivana Andrade Barbosa é uma das alunas do curso. Ela trabalha na área de aprendizagem escolar no Estado e conta como a experiência tem contribuído na vida profissional e pessoal.image-4-576x10241

“O curso tem agregado muito e tem me dado uma maior sensibilidade para observar não só a arquitetura das cidades, mas também a organização dentro de casa. Temos que estar preparados para facilitar a vida de quem é cego ou surdo”.

novembro 19th, 2016 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias