OLMA: um observatório que nasce como rede

olma_slide

Amigos e Amigas, é com grande alegria que  trazemos a Boa Nova de um nascimento. Através de um movimento estrutural da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA, buscando romper segmentariedades e promover a sinergia de ações e incidências, é que nasce, em 2016, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.

Originário das Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus no Brasil e de seu interesse pela promoção da justiça que acontece através do reconhecimento do outro, do compromisso social e do cuidado ambiental, assumimos como prioritário a justiça com as populações em vulnerabilidade social e junto aos territórios ameaçados pelo desenvolvimento dos tempos atuais, como a Amazônia.

O OLMA objetiva ser um nucleo potencializador de instituições e iniciativas com estes interesses em comum. Neste sentido, propõe-se a contribuir na observação em profundidade das grandes questões emergentes da realidade conflitiva e contraditória, em vários âmbitos e territórios, desenvolvendo ações de documentação, sistematização, reflexão, formação e articulação de forma a colocar em sinergia todo o potencial acumulado na Rede Jesuíta e buscando, sobretudo, uma interlocução contínua com os diversos atores dentro e fora da Igreja.

Orientado pelo Plano Apostólico da Província dos Jesuías do Brasil, assim como pelo Marco de Orientação da Justiça Socioambiental desta mesma Província e amparado, sobretudo, no paradigma da Ecologia Integral, apresentado pela Encíclica Laudato Si’, o OLMA traz como missão ser um serviço em rede de informações, análises, ações educadoras e incidência na realidade brasileira em vista da promoção da justiça socioambiental. Para isto, o OLMA se inspira e presta tributo, em seu nome, a um homem santo, uma referência de entrega e entusiasmo na construção de um mundo mais justo e humano, Dom Luciano, um jesuíta, ícone da Igreja e da história recente do Brasil.

O OLMA, com importante apoio da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, Recife, da Plataforma Apostólica Centro Oeste, da Província dos Jesuitas e do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, enquanto estrutura organizacional conta com uma Coordenação Executiva composta por um Secretário Executivo, um Coordenador Local em Brasília e um Coordenador Nacional, além de um Conselho de Coordenação onde todas as instituições de base da Rede Jesuíta do Brasil possuem assento garantido.

Portanto, convidamos Centros e Obras Sociais, Escolas, Universidades e Núcleos a darmos as mãos e de maneira cooperativa unirmos forças nesta missão de tornar mais justo e sustentável o mundo em que vivemos. O OLMA é um convite ao fortalecimento e à sinergia. O OLMA é de todos nós!

Brasília, 15 de setembro de 2016

setembro 22nd, 2016 Postado por : Jose Maria Arquivado em: Notícias