Dia Mundial da Conscientização do Autismo

banner-autismo[1]

Neste sábado (2), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em 2007, a Organização das Nações Unidas criou este dia com objetivo de informar a população sobre o Autismo. Diversos monumentos em várias partes do mundo são iluminados com uma luz azul – cor escolhida para representar a causa.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, com causas ainda desconhecidas, que acompanha o indivíduo durante toda a sua vida e o faz ter maneiras particulares de reagir a estímulos do ambiente, de aprender e se relacionar com o mundo.

Não há cura para o autismo, mas a identificação e intervenção precoces são de extrema importância para minimizar as dificuldades enfrentadas e melhorar a qualidade de vida do autista e de seus familiares.

Divulgar o que é o autismo, conhecer os sinais que podem indicar o transtorno, preparam a população para identificá-lo, além de desfazer conceitos errôneos que possam provocar a exclusão do autista na sociedade.

No Brasil, ainda não há estatísticas oficiais sobre a incidência do transtorno na população. A ONU cita estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS) que traz uma estimativa de mais de 5 casos a cada 10 mil habitantes.

Print Friendly
abril 02nd, 2016 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*