Retiro inaciano

retiro

Inscrições [AQUI]

Santo Inácio de Loyola (1491-1556) fascinava as pessoas com conversas sobre sua experiência de Deus e sobre a influência exercida por Jesus na sua vida. Aos 30 anos, depois de ser ferido na perna por uma bala de canhão, Inácio sofreu uma mudança radical na sua vida. Decidiu deixar de ser um nobre e ir ajudar os homens. O instrumento principal de Inácio para ajudar os homens foi sua própria experiência de oração compartilhada em conversa com outros. Inácio tomou nota destas experiências e, em forma mais aperfeiçoada, estas notas seriam conhecidas como os “Exercícios Espirituais”. Através deles quis ele que outras pessoas tivessem uma experiência religiosa igual à sua.

Os Exercícios Espirituais, proposto a partir do retiro inaciano, é um instrumento único e original que possibilitará a você um caminho que provoca o coração a se exprimir, algo que desperta o imaginário, o desejo, algo que estimula as forças e riquezas acumuladas.  É um caminho que abre acesso ao coração, lugar da experiência do encontro consigo mesmo e com Deus, não podendo estar separado da sua experiência de vida.

Os Exercícios Espirituais são um caminho provocativo e estimulante. A pessoa por inteira é mobilizada (os sentidos, a imaginação, a razão, a afetividade). Tudo é “ordenado” para que a manifestação de Deus em nosso interior seja percebida. Através dos Exercícios Espirituais a pessoa deixa-se alcançar por uma força que atravessa a história e desperta formidáveis dinamismos de criatividade.

“Exercitar”, “fazer Exercícios”, “fazer Retiro”… é despertar e fazer crescer a própria criatividade: isto significa sair dos nossos esquemas para entrar na mentalidade de Deus. O Espírito de Deus, que é criatividade e vida, “sopra onde quer e não se sabe de onde vem e para onde vai” (Jo 3,8). Ele rompe os esquemas e torna sempre nova todas as coisas. Deus é aquele que rompe barreiras e traça caminhos novos, levando-nos a abandonar seguranças repetitivas, “velhas respostas”, acomodação estéril…

Sentiu-se provocado?
Venha você também viver essa experiência!

agosto 25th, 2015 Postado por : Jose Maria Arquivado em: Eventos

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*