Sustentabilidade no foco do ‘Quarta Ambiental’

_MG_4622

Fotos: Gustavo Gloria

O conceito de sustentabilidade na construção civil foi o ponto de partida da palestra desta semana do projeto Quarta Ambiental. Quem falou sobre o assunto foi o presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais de Pernambuco (AEAMB-PE), José Luis Loureiro.

Dados apresentados por ele revelam que 70% dos recursos naturais são destinados para a construção civil. “A questão da sustentabilidade se trata de um novo modelo de negócio. Se ela não se transformar, nada mais se transforma”, alertou Luis ao mostrar um breve histórico do desenvolvimento do conceito, noções de poluição e de finitude dos recursos naturais.

_MG_4629O engenheiro explicou como funciona alguns selos de sustentabilidade na construção civil: os brasileiros Aqua, Procel Edifica e o Selo Azul da Caixa Econômica Federal. “Este é focado em habitações populares e é muito politizado, impõe certas regras ao empreendedor”. Ainda de acordo com Luis, o americano LEED busca a eficiência energética e está presente em 150 países.

Luis defende a ideia de que os novos projetos devem ser confortáveis, saudáveis e sustentáveis, além de reduzir o consumo de energia, gases de efeito estufa, consumo de água e geração de resíduos sólidos. “A obra deve ter uma equipe de gestão para correlacionar o projeto, a construtora e o cliente”.

O presidente da AEAMB fala com a propriedade de quem foi mestre de obras por vinte anos e também atuou como gerente de produção. Técnico em informática, ele se formou em Engenharia Ambiental somente no ano passado com “mais de 50 anos, já com filhos e netos. É preciso aprender a aprender”.

 

 

 

Print Friendly

agosto 20th, 2015 Postado por vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*