Fórum do Envelhecimento debate o Poder Político da Pessoa Idosa

_MG_3768

O Fórum Sobre Questões do Envelhecimento promovido pela Católica discutiu, hoje à tarde (11), o Poder Político da Pessoa Idosa. O secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep-PE), José Carlos de Oliveira, e o assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro, foram os palestrantes.

José Carlos traçou um panorama de como a sociedade enxergava a participação política dos idosos ao longo da história, desde a Idade Média, passando pelo liberalismo europeu até o capitalismo. Ele também destacou a importância dos mais velhos na atual conjuntura brasileira.

Dados apresentados pelo palestrante revelam que 11% da população é composta por maiores de 60 anos, o que representa 24 milhões de pessoas. “O idoso deve ser visto como um sujeito capaz de discutir seu futuro. A idade não é condição de nulidade do ser humano.”

Quem corroborou a ideia de que o avanço da idade não significa perda de influência política foi o segundo palestrante, Prof. Thales Castro. “A pessoa idosa tem um capital humano valoroso que é o da experiência”.

A explanação de Thales girou em torno da relação entre as instituições, personalismo, relações internacionais, ciência política e a conjuntura nacional. Ele citou vários exemplos da importância dos idosos no papel político como o Papa Francisco. “É um humanista de grande sapiência e de maturidade. Algo que só se alcança com o calejar das mãos”.

Um outro exemplo citado pro Thales foi o grupo The Elders (os anciãos em tradução livre) fundado pelo ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em 2007. A Organização Não Governamental internacional reúne, uma vez por ano, ex-chefes de Estado de diversos países que continuam a trabalhar pela paz e pelos direitos humanos. Um dos integrantes é o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, que tem 90 anos. “O nível de refinamento desse conselho é um verdadeiro tratado de política”.

Print Friendly, PDF & Email

agosto 12th, 2015 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*