INSTITUTO HUMANITAS UNICAP REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA EM PARCERIA COM A DIOCESE DE PESQUEIRA E A CÁRITAS DIOCESANA

Fonte: Pascom Pesqueira

Pascom Pesqueira

Nos dias 24 e 25 de abril, no Colégio Santa Dorotéia, em Pesqueira, aconteceu o primeiro módulo do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social, uma parceria entre a Diocese de Pesqueira, a Cáritas Diocesana de Pesqueira, a Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Humanitas Unicap. O curso tem objetivo de contribuir através de um processo formativo para o fortalecimento de iniciativas de articulação e participação popular na efetivação de políticas públicas e transformação social

Programa

No dia 24, a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, trabalhou com o grupo a temática Políticas Públicas, convidando os participantes a decifrar o que cada um entende pelo tema e como ela acontece na região em que vivem. Entre os assuntos questionados estavam: O que é Política Pública? Quais são os espaços de discussão das políticas públicas existentes no município, região e estado? Qual a participação de cada um nesses espaços?

No dia 25, Ângelo Zanré, secretário regional da Cáritas NE2, trabalhou o tema: Conjuntura Local – Participação Social – Espaços de Organização e Discussão das Políticas Públicas, motivando os participantes a questionarem os direitos assegurados constitucionalmente, principalmente pela ótica da luta da sociedade civil e questionando os papeis dos Conselhos em nível municipal, estadual e nacional, como forma de envolvimento no processo de participação e controle social.

Como atividade de casa e entrega no próximo módulo os alunos seguirão os seguintes passos: identificar os Conselhos Municipais existente no seu município, dentre eles escolherem dois Conselhos para participar das reuniões e realizar relatórios das reuniões participadas, incluindo entrevistas, do presidente do conselho e membros.

O próximo módulo será realizado nos dias 19 e 20 de junho e terá como facilitador o Pe. Fábio Pereira, assessor da Cáritas diocesana, e o tema Política, Ética e Democracia – Política e participação na vida social – Política: vida social e caminho pessoal.

KODAK Digital Still Camera
Sobre o curso
O Curso de Extensão em Formação e Participação Social tem o objetivo de promover um espaço de troca de experiências voltadas para a realidade de cada pessoa, provocando uma leitura crítica e propositiva da realidade, discutindo a gestão de políticas públicas, valorizando as experiências existentes, contribuindo para o entendimento e a prática nos municípios. Além de aprofundar a prática da cidadania, considerando o reflexo da nossa participação e intervenção no município, com certificado reconhecido pela Universidade Católica de Pernambuco.

abril 29th, 2015 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias