Projeto Integrando Conhecimentos e Promovendo Ações de Cidadania

O projeto Integrando Conhecimentos e Promovendo Ações de Cidadania, coordenado pelas professoras, Dra. Valdenice Raimundo e Msc. Sandra Carla Lima, é uma ação desenvolvida pelo Curso de Serviço Social, em parceria com o Instituto Humanitas Unicap, na Escola Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco.

O público alvo do projeto são 60 alunos(as) do ensino fundamental, pais, mães ou responsáveis. As atividades com as crianças, que têm entre 10 a 14 anos, ocorrem todas as terças (6º e 7º anos) e quintas (8º e 9º anos). Os encontros com os pais e mães são mensais.

Este é o segundo ano do projeto e tivemos uma grande adesão. Inscreveram-se aproximadamente 90 alunos. Temos, atualmente, uma lista de espera com mais de 20 crianças. Este ano o projeto concorreu ao edital da FASA e foi aprovado. O projeto conta com 4 voluntários do Curso de Serviço Social (Jacirelle Alves, Thiago Penalva, Isabela Dantas e Julyanna Pereira).

Ele recebeu das crianças o nome: Projeto Cidadania, pois um dos traços mais fortes do projeto é, justamente, promove-la, através das atividades e reflexões que os conduzam a pensar os seus limites e potenciais no Brasil.

Este semestre o projeto conta com a parceria de alguns cursos da Unicap. São eles: Fotografia (professoras Renata Victor e Germana Soares), Jogos Digitais (professor Breno Carvalho) e Administração de Empresas (professor Silas Figueira). O curso de Fotografia desperta a imaginação das crianças ao possibilitar a fotografia com a lata, já o de Jogos Digitais suscita o debate sobre as drogas, especificamente, o craque, e o de Administração provoca-os a pensar sobre como poupar desde cedo.

Este semestre o Prof. Silas Figueira está ministrando o curso sobre Educação financeira e gestão de finanças, para as crianças e para os pais e mães. Outros temas estão sendo tratados no projeto: identidade, sonhos, criatividade, racismo, bullying, relação professor-aluno, considerando os acontecimentos que impactam a vida escolar e comunitária das crianças e adolescentes.

Proj Val 1 Proj Val 2 Proj Val 3

Abril 16th, 2015 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias