13ª Semana da Mulher realiza debate sobre o parto humanizado

Parto Normal 2Continuando a programação da 13ª Semana da Mulher na Unicap, a mesa de debate sobre Parto Humanizado: autonomia da mulher e direito à vida, na noite da última quarta-feira (18), trouxe como convidadas a Dra. Leila Katz, Doutora em Tocoginecologia pela Unicamp e Coordenadora Obstétrica no Imip, e a Profa. Dra. Marília Montenegro Pessoa de Mello, Coordenadora do curso de Direito da Unicap. Com uma plateia formada, em sua maioria, por alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, o evento teve como diferencial a animação e a interação do público com os convidados. A noite teve ainda a participação do MPB Unicap.

Parto NormalIniciando os debates, Dra. Leila Katz colocou em pauta a questão tecnologia x humanização para explicar a diminuição dos partos naturais e a perda do protagonismo no momento mais esperado de uma mulher. “Os avanços tecnológicos trouxeram diversas coisas boas. Mas, o parto, que é um evento social importante na vida da mulher, passa a ser um evento médico, com a mulher ficando em segundo plano”. E complementou. “Trouxe também essa frieza, esse afastamento entre médico e paciente”.

Para a professora Marília, ainda há uma longa caminhada a ser percorrida em relação ao parto humanizado, mas debater o assunto em um curso da área de Saúde é muito importante. “Trazer um quesito humanista como esse, para um curso de Medicina recém-criado é muito válido. Pois, o médico tem a enorme responsabilidade de explicar o que é um parto para a mulher. Se ele já sai do curso com preconceito sobre algo que é humanizado, nunca vamos conseguir quebrar esse paradigma”.

Print Friendly
março 25th, 2015 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*