No dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, vamos relançar as Rodadas da Constituinte, iniciativa do querido Dom Hélder Câmara!

rodadas

Estamos num momento crucial para discutir os rumos do país! Há quase três décadas, o Brasil se preparava para voltar à democracia, com a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por elaborar a Constituição de 1988. Porém, apesar dos avanços democráticos alcançados, ainda não conseguimos atingir as estruturas da desigualdade social, tampouco fazer as imprescindíveis reformas para desenvolvimento mais profundo da sociedade brasileira, como a reforma política, dos meios de comunicação, agrária e urbana.

A mobilização popular é fundamental para que as necessidades do povo sejam atendidas e contempladas no texto constitucional e na construção, como sujeitos ativos, de sua própria história. Militante pela redemocratização do país, Dom Hélder trabalhou pelo amadurecimento da sociedade brasileira, pela conquista da paz social e defendia que a Constituinte oferecesse garantias de uma distribuição mais justa da renda e das riquezas sociais. Por isso, Dom Hélder liderou, em 1986, a Rodada da Constituinte, momento em que percorreu o país realizando debates com a perspectiva de que o povo se apropriasse daquela construção histórica.

De fato, a Constituição de 1988 serviu ao que se propunha: limpar o terreno da ditadura e prepara-lo para outro plantio, mais generoso e fértil, como afirmou Florestan Fernandes. Esse momento chegou!

Sem as mudanças estruturais da sociedade, nosso processo de redemocratização foi inconcluso, restou inacabado. Agora, precisamos aprofundar a democracia por meio da mobilização popular!

Assim, seguindo a trajetória de Dom Hélder, e seus preceitos de paz e justiça, convidamos cidadãs e cidadãos para a retomada da Rodada da Constituinte, no próximo dia 10 de dezembro, dia internacional dos Direitos Humanos, na sede do Movimento de Trabalhores/as Cristãos/ãs, às 19h (Rua Gervásio Pires, 404, Boa Vista, Recife-PE).

Programação

Resgate histórico – Dom Hélder, a luta por Justiça Social e a Constituinte
Marcelo Barros

Método de Formação Popular
Reginaldo Veloso

Entrega de material-base para as Rodadas da Constituinte

Construção de Agenda das Rodadas

Realização: Fórum Dom Hélder e Secretaria Operativa do Plebiscito da Constituinte-PE

Print Friendly

dezembro 05th, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*