Debate sobre o racismo movimenta a VII Semana de Consciência Negra

DSC_0835A VII Semana de Consciência Negra da Universidade Católica de Pernambuco, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unicap em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), promoveu na noite desta terça-feira (11) um debate sobre o racismo que ocorre no Brasil. O evento teve como convidados o deputado estadual Edilson Silva, a procuradora de Justiça Bernadete Figueirôa e a promotora de Justiça Irene Cardoso.

Para o Padre Clóvis Cabral, coordenador do Neabi, ter uma Semana de Consciência Negra na Unicap é fundamental. “Podemos aproveitar a Universidade para ser um lugar onde possamos expandir  nossa consciência sobre o que está acontecendo com os nossos irmãos, companheiros e amigos, que estão em completo abandono”. Padre Clóvis ainda explicou o porquê dos três convidados. “Por todos serem figuras representativas, lideranças que tentam combater o racismo e beneficiar as causas dos movimentos negros”.

Segundo Irene Cardoso, a aceitação do racismo é algo recente no Brasil. “O reconhecimento do racismo foi feito de uns tempos pra cá. Hoje é um momento de reflexão. Não se pode ter o fim do racismo totalmente, mas podemos identificá-lo e combatê-lo”. Ainda complementou. “Precisamos primeiro conseguir punir o racismo para conseguir superá-lo”.

As ações da VII Semana de Consciência Negra continuam nesta quinta-feira (13) com um desfile afro, que acontecerá no hall do bloco G.

Print Friendly

novembro 13th, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*