Visita/caminhada à terra de Zumbi dos Palmares

serra_barriga_slide

ATIVIDADE DO GRUPO AMIGOS NO CAMINHO IHU/ UNICAP

O Grupo Amigos no Caminho – Unicap envolve alunos funcionários e professores da Unicap  e se propõe a viver uma experiência de dar sentido a vida usando os pés. A experiência do Grupo Amigos no Caminho Unicap quer resgatar a existência humana trazendo para si equilíbrio, sabedoria, discernimento para melhor viver, além de possibilitar conhecer novas pessoas, novos lugares, integrar-se mais consigo, com os outros e com o Transcendente. Nas suas atividades procura o diálogo entre a fé e as culturas tendo presente o chão dos pobres, vinculando a fé com a luta pela justiça.

Visita/caminhada à terra de Zumbi – quilombo dos Palmares-AL

Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi Palmares, instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas, recisamente, no município de União dos Palmares. Localizado a cerca de 73 quilômetros da capital de Alagoas, União dos Palmares faz parte da microrregião Serrana dos Quilombos. Com o passar do tempo, Palmares se transformou em uma espécie de confederação que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade. Seu crescimento ocorreu, principalmente, entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses prejudicou o controle sobre a população escrava.

A organização do Quilombo foi um grito de liberdade contra a escravidão. Considerando uma ameaça à organização política e social da colônia, o governo colonial organizou várias expedições para reprimir e dominar o Quilombo dos Palmares. Em 20 de novembro, Zumbi foi emboscado e morto.

Todo dia 20 de novembro (dia da morte de Zumbi dos Palmares) se comemora o Dia da Consciência Negra. A data é uma referência e homenagem à Zumbi dos Palmares e a todos os negros que resistiram bravamente à escravidão.

Ir à Serra da Barriga (Quilombo dos Palmares) significa fazer uma experiência de mergulho na cultura afro. Tem o objetivo de sensibilizar os participantes para questões de respeito, liberdade e igualdade racial.

Período da realização:
Dia 22 a 23 de novembro de 2014

Responsável:
AMICA (Grupo Amigos no Caminho) / Instituo Humanitas Unicap

Período da realização:
Dia 22 a 23 de novembro de 2014

Custo:
R$ 140.00 (cento e quarenta reais). Para pagar a Van e a hospedagem em União dos Palmares, incluindo as refeições – janta, café da manhã e almoço.  Pode ser entregue metade até o dia 14.11 e a outra metade no dia da viagem. A pessoa responsável para receber é Zenda Milheiro – térreo do Bloco B – secretaria do CCBS. Garanta sua vaga. Não perca esse caminho.

Programação:
Chegada na Unicap, às 7h3,0 na sala do Instituto Humanitas (partilha das experiências)
Saída da Unicap, às 9h, com destino a União dos Palmares-AL
Segue a programação na cidade e na Serra da Barrica