Semana de Estudos José Comblin realiza lançamento de livros e debate


DSC_3639Dando continuidade à Semana de Estudos José Comblin, foi realizado na noite desta quinta-feira(4), no auditório CTCH (bloco B), o lançamento dos livros: Lideranças Católicas no Brasil, organizado pelos professores Newton Darwin de Andrade Cabral (membro do corpo docente da Universidade Católica) e Sylvana Maria Brandão de Aguiar (professora da Universidade Federal de Pernambuco); Padre José Comblin, de Monica Maria Muggler (missionária leiga na Diocese de Barra na Paraíba); e Espiritualidade e Sagrado no Mundo Cibernético, organizado por Emerson José Sena e Valter Avellar. Em seguida aconteceu o segundo debate da Semana de Estudos. Dessa vez, entre a missionária Monica Maria Muggler e a irmã Celina de Paudalho (ambas trabalharam e seguiram Comblin ao longo de sua trajetória no Brasil), que dividiram relatos e lembranças do padre e de sua forma de trabalhar e lidar com as pessoas.

DSC_3632O lançamento teve início às 18h30 abrindo a palavra para os autores e organizadores, que apresentaram suas respectivas obras para o público. O primeiro a falar foi o mestre em Ciências da Religião e coordenador do EAD da Unicap, Valter Avellar. Seu livro: Espiritualidade e Sagrado no Mundo Cibernético – questões de método e vivência em Ciências da Religião; procura estudar e compreender o fenômeno religioso (de cristãos e de outros grupos religiosos) na internet, reunindo artigos e textos de diversos colaboradores. Em seguida foi a vez do professor Newton Cabral apresentando o livro Lideranças Católicas no Brasil – trajetórias, narrativas e memórias. O livro reúne artigos de alunos de mestrado, orientados e co-orientados pelo professor, que remetem às grandes figuras religiosas da Igreja Católica que exerceram papéis de liderança popular na história brasileira, dentre eles Dom Helder Camara e Padre Cícero. Por último, a missionária leiga Monica Maria Muggler lançando o livro Padre José Comblin – uma vida guiada pelo espírito. O livro conta a trajetória de vida e espiritual do padre José Comblin segundo as pessoas que o acompanharam durante seus anos de trabalho no Brasil. Durante o evento, exemplares dos livros foram vendidos com desconto para os participantes da Semana de Estudos.

DSC_3651Em seguida, teve início o segundo de três debates programados, reunindo a irmã Celina de Paudalho e a missionária Monica Maria Muggler. Ambas trabalharam e acompanharam de perto os trabalhos ligados à espiritualidade e de cunho social realizados por Comblin. Ao longo do debate, lembraram momentos e histórias que vivenciaram ao lado do padre.

A Semana de Estudos José Comblin é uma realização do Núcleo de Estudos José Comblin, em parceria com o Instituo Humanitas Unicap, Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e  o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), do Grupo Igreja dos Pobres – UFPB  e do Museu-Parque das Religiões de Pernambuco. Para mais informações a respeito da Semana de Estudos José Comblin, acesse: http://www.unicap.br/ihu/?p=6227

Print Friendly, PDF & Email
setembro 06th, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*