SEMANA DE ESTUDOS JOSÉ COMBLIN

SEMANA DE ESTUDOS JOSÉ COMBLIN
“Religiões, identidades e diálogos: perspectivas a partir do teólogo José Comblin”
RECIFE, UNICAP, 3 A 5 DE SETEMBRO DE 2014
Apresentação

Há grupos de estudo sobre o pensamento do padre José Comblin em várias Universidades e Comunidades. No Nordeste brasileiro, esses grupos já se reuniram por três vezes na Universidade Federal da Paraíba e aí, em João Pessoa, na III Semana de Teologia José Comblin, em 2013, discutiu-se a possibilidade desse evento se multiplicar por outros centros acadêmicos nordestinos, sobretudo em Recife e Fortaleza. A UNICAP assumiu o desafio e convida os estudiosos da religião para uma Semana de Estudos sobre a teologia socialmente engajada de Comblin, em setembro de 2014.

Com efeito, desde 2013, o Núcleo de Estudos José Comblin reúne na Universidade Católica de Pernambuco as pessoas interessadas na reflexão crítica sobre o pensamento desse grande teólogo e na reflexão sobre a missão cristã no mundo, tomando por base as ideias e o testemunho do Padre Comblin. Ele deixou na UNICAP não apenas a sua grande biblioteca, mas também muitos amigos, com a tarefa de continuar semeando uma espiritualidade libertária e compromissada.

Por isso, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Católica de Pernambuco abriu no “Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos”, registrado no CNPQ, uma linha de pesquisa sobre o Pensamento de José Comblin. Esse Grupo, partindo da constatação da complexidade de performances do cenário religioso atual, propõe-se a analisar os deslocamentos religiosos atuais, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas.

Com essa linha de pesquisa sobre o Pensamento do Padre Comblin, que estrutura o Núcleo de Estudos que leva o seu nome, especial destaque tem se dado à colaboração da sua teologia e da sua história para a reflexão sobre as identidades e alteridades que as religiões promovem. A Semana de Estudos na UNICAP, então, servirá para o compartilhamento desses estudos e pesquisas com pensadores de outras regiões e especialidades.

Justificativa

José Comblin (1923-2011) é figura simbólica para muitos cristãos e cidadãos espalhados pelo mundo e, sobretudo, na América Latina e no Nordeste brasileiro. Um dos fundadores da Teologia da Libertação, com uma produção privilegiada, onde se contam centenas de artigos e mais de setenta livros. Comblin foi um apaixonado da causa libertária dos pobres, na perspectiva do seguimento de Jesus, o que abre perspectivas para reflexões sobre a identidade da fé cristã, como também sobre critérios para o diálogo inter-religioso.

A Semana de Estudos sobre o seu pensamento, na UNICAP, justifica-se porque o Núcleo de Estudos José Comblin da Católica de Pernambuco, que realiza encontros mensais de trabalho, já criou até um site na Internet, mapeando os grupos e atividades que estudam Comblin na região, focando e favorecendo o acesso à sua biblioteca na UNICAP, em parceria com o Instituto Humanitas da Universidade. Está agora catalogando os trabalhos publicados sobre o pensamento de Comblin e vem promovendo publicações acadêmicas sobre e a partir da sua obra (como se pode verificar em www.unicap.br/comblin).

Esse Semana de Estudos, de 3 a 5 de Setembro de 2014, então, será ocasião para socializar e multiplicar esses esforços de reflexão e debate sobre o pensamento de José Comblin, para intercambiar artigos e teses sobre o assunto, para se oferecer às igrejas e religiões da região uma proposta de teologia pública e engajada nas lutas pela democracia profunda.

Objetivos

Reunir professores, pesquisadores e estudantes de Graduações e Pós-Graduações do Brasil dedicados às Ciências da Religião e às Teologias, com interesses no pensamento de José Comblin;

Divulgar e discutir os trabalhos em andamento nos diversos Grupos de Estudo sobre Comblin, principalmente no Nordeste, de modo a motivar trabalhos em prol do direito a uma fé cristã esclarecida e socialmente engajada;

Refletir criticamente sobre o pensamento do Padre Comblin, através de comunicações em Simpósios Temáticos, aprendizagens em Oficinas Temáticas e Debates com Conferencistas, além de programação de uma visita guiada ao Memorial Comblin em Santa Fé – PB.

Metodologia

A Semana de Estudos, de quarta a sexta, está sendo construída através dos seguintes encaminhamentos metodológicos: pelas manhãs, estão sendo preparados Simpósios com os três Grupos de Pesquisa registrados no CNPQ e vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP. Nesses Simpósios Temáticos, cada Grupo irá recolher comunicações científicas e discussões dos seus membros e pesquisadores parceiros, a partir dos seus enfoques hermenêuticos e em torno das temáticas tratadas na Semana sobre José Comblin e o seu pensamento.

Pela parte da tarde, teremos estudos dirigidos em forma de Oficinas, sobre as temáticas mais caras à trajetória de Comblin, quais sejam O Espírito Santo, a Missão Urbana e a Metodologia Teológica. Essas oficinas serão animadas por cientistas da religião e teólogos reconhecidos pelos seus estudos nessas áreas, vindos dos Grupos de Estudo sobre Comblin no Recife, em João Pessoa e em Fortaleza. Tais Oficinas Temáticas visam principalmente a inciação de estudantes ao pensamento de Comblin, abrindo e encaminhando perspectivas de pesquisa aprofundada e crítica.

Pelas noites, a Semana vai acolher grandes palestras e debates com pensadores que trabalharam sobre ou com Comblin, bem como pessoas que conviveram com a sua trajetória e testemunho. Serão momentos densos de partilha e discussão, envolvendo antigas e novas gerações que se pre-ocupam com uma fé esclarecida e engajada.

Para completar, é possível uma extensão cultural no sábado, com imersão na Mostra Internacional de Música de Olinda, pelas igrejas da cidade histórica. Além disso, está sendo organizada uma excursão acadêmica ao Memorial Comblin em Santa Fé – PB, com visita aos túmulos de Comblin e do pe. Ibiapina, grandes articuladores do cristianismo social no Nordeste, e discussões sobre os rumos da religiosidade popular no Memorial que guarda lembranças da missão de Comblin entre nós.

PROGRAMAÇÃO
3 de Setembro

9 às 12h – Simpósio do GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES
(ver comunicações no site do Grupo ou pelo e-mail malzoni@hotmail.com)
15 às 17h – Oficina sobre O Espírito Santo em José Comblin – Alder Júliio
19 às 21h – Debate com Eduardo Hoornaert e Marcelo Barros

4 de Setembro

9 às 12h – Simpósio do GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS
(ver comunicações no site do Grupo ou pelo e-mail drance@unicap.br)
15 às 17h – Oficina sobre A Pastoral Urbana em José Comblin – Paulo César
18h30 – Lançamentos de publicações dos participantes
19 às 21h – Debate com Monica Muggler e Celina de Paudalho

5 de Setembro

9 às 12h – Simpósio do GRUPO DE PESQUISA ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM HISTÓRIA SOCIAL
(ver comunicações no site do Grupo ou pelo e-mail lmarques@unicap.br)
15 às 17h – Oficina sobre A Metodologia Teológica em José Comblin – Monica Muggler
19 às 21h – Debate com Paulo Suess

Realização

Núcleo de Estudos José Comblin – UNICAP
Centro de Teologia e Ciências Humanas e Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião e em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco
Instituto Humanitas Unicap

Apoio

FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
Grupo Igreja dos Pobres – UFPB
Museu-Parque das Religiões de Pernambuco

Comissão Organizadora
Presidente

Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP

Coordenação Executiva

Paulo César Pereira;
Carlos Alberto P. Vieira;
João de Sousa Brito

Equipe Técnica

Adriel Henrique de Lima;
Bruno Henrique Barbosa Montarroyos;
Ismael Pereira de Santana Arruda;
José Artur Tavares de Brito;
Mariano Vicente

Conselho Científico

Prof. Dr. Drance Elias;
Prof. Dr. Gilbraz Aragão;
Prof. Dr. Sérgio Douets Vasconcelos

LOCAL
Universidade Católica de Pernambuco
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista

CEP 50050-900 – Recife – PE – Brasil
Fone: + 55 (81) 2119-4000 
Informações sobre o Simpósio
Fone: +55 (81) 2119-4022 – E-mail: paulobultrins@hotmail.com
Locais do evento:
Manhãs: Sala 602 do bloco G4
Tardes e Noites: Auditório CTCH bloco B
Locais de hospedagem:

Pousada Villa Boa Vista, próxima à casa de Dom Helder e à UNICAP;
Hotel das FronteirasHotel América Casa da Boa Vista, com preços populares, próximo à UNICAP. 

Investimento:
inscrição com direito a certificado: R$ 30,00
INSCRIÇÕES [AQUI]
Print Friendly

agosto 06th, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*