GRUPO AMIGOS NO CAMINHO REALIZA CAMINHADA EM RIO FORMOSO

O Instituto Humanitas Unicap, através do grupo Amigos no Caminho (AMICA UNICAP), realizou uma caminhada, no dia 17 de maio, na Zona da Mata Sul, envolvendo estudantes, professores e funcionários, especificamente, na cidade de Rio Formoso, com passeio de barco, no rio que tem o nome do município. Seguiu-se uma visita à Usina Cucaú e à Vila Unicap, existente na periferia da cidade.

Navegamos pelo Rio Formoso até a praia do Reduto, palco da Batalha do Reduto, ocorrida em 1632, onde os portugueses expulsaram os holandeses. Também pôde-se conhecer o rio Ariquidá e o Maria Açú.

A visita à Usina Cucaú possibilitou-nos conhecer a parte industrial e sua relação com o campo. Visitando a Vila Unicap (batizada outrora de Santo Inácio por causa do projeto desenvolvido pela universidade, através de construções de casas populares e outros serviços) pôde-se verificar a problemática social da região. Hoje, nesse mesmo lugar, tem-se a presença do Governo Federal com o projeto Minha Casa Minha Vida.

Percebeu-se o grande desafio que essa vila colocou para o grupo Amigos no Caminho. Um aluno de Engenharia Química da Católica logo teve uma ideia: “precisamos, em primeiro lugar, ajudar a comunidade a organizar o espaço. Para isso, podemos iniciar com a retirada do lixo da rua, podemos propor um grande mutirão com os moradores e voluntários da Unicap”.

A caminhada ajudou o Grupo a pensar, criativamente, saídas de superação das realidades desumanas. Todos voltamos nos questionando: que poderemos fazer para gerar vida para os demais?

maio 23rd, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias