Dia Nacional da Caatinga

Dia Nacional da Caatinga

28 de abril
Nascimento do Ecólogo Vasconcelos Sobrinho

Exclusivamente brasileira, a Caatinga ocupa uma área de 895 mil quilômetros quadrados e é um dos biomas mais ameaçados do globo pela exploração predatória. As principais causas da degradação ambiental na região são a caça, as queimadas e o desmatamento para retirada de lenha. Rico em espécies exclusivas e podendo ser considerado um dos conjuntos de formações vegetais mais especializadas do território brasileiro, o bioma Caatinga engloba de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
Em 2003, através de um decreto presidencial, foi instituído o dia 28 de abril, data de nascimento do ecólogo pernambucano Vasconcelos Sobrinho, como o Dia Nacional da Caatinga.
Desta forma, para registrar a data, a ASPAN – Associação Pernambucana de Defesa da Natureza e a ECOS – Associação Ecológica de Cooperação Social, com o apoio do Instituto Humanitas UNICAP, promovem nesta terça-feira, dia 29 de abril, a partir das 19h30, uma breve apresentação sobre a importância do bioma, bem como promover uma discussão sobre a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 504/2010, que altera o § 4º do art. 225 da Constituição Federal, para incluir o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional. Atualmente, segundo a Constituição, são patrimônio nacional a Amazônia, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira Será exibido, ainda, documentário sobre Vasconcelos Sobrinho.
 
O evento acontece no próximo dia 29/04, no Espaço Ignácio Loyola, no térreo do bloco B, da  Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
Informações: 8801 5190 – Suzy Rocha (ASPAN) e 8816 9628 Alexandre Moura (ECOS).
Print Friendly, PDF & Email
Abril 24th, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*