Humanitas em diálogo debate sobre democratização da comunicação

Com informações do Boletim Unicap

Foi realizado na noite de quarta-feira (26), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), debate sobre a democratização das mídias. O evento foi organizado pelo Instituto Humanitas Unicap. Os palestrantes foram o coordenador do curso de Jornalismo, Juliano Domingues, e o representante do Fórum Pernambucano de Comunicação, Marco Levy.

O professor apresentou o resultado parcial da sua pesquisa de doutorado sobre o tema, além de refletir sobre comunicação e ciência política. “Quando se trata de democratização da comunicação não há consenso”, disse. O objetivo da pesquisa do professor não foi observar relações causais, e sim, mostrar resultados quantitativos e qualitativos. A democracia foi um assunto discutido na palestra, mas a palavra democracia também foi pautada. “Em 1996 foi feito um levantamento em que foram encontrados 550 conceitos diferentes de democracia. Então, não é algo fácil de se discutir”, contou. Grande parte da mídia do país está concentrada nas mãos de poucos, muitas vezes ligados a grupos políticos. “Se algo ou alguém controla como a informação chega ao indivíduo, as decisões tomadas pelo indivíduo também vão ser controladas”, finalizou.

Também convidado para o debate, Marco Levy ressaltou que “há mais de 20 anos venho pautando esse tema, e é de extrema importância, pois acaba refletindo na dinâmica da consolidação do estado democrático de direito”. Ele lembrou que “normas da Constituição de 1988 não foram regulamentadas. A legislação para o setor tem mais de 50 anos, ou seja, está ultrapassada”.

O representante do Fórum Pernambucano de Comunicação mostrou uma pesquisa realizada recentemente pela Fundação Perseu Abramo, em que 71% dos entrevistados são favoráveis a que haja mais regras para definir a programação veiculada pelas emissoras. “É uma pauta da sociedade como um todo, e não apenas dos movimentos sociais”, finalizou.

 

Print Friendly
março 07th, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Eventos, Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*