Seminário sobre Ensino Religioso em Pernambuco

Apresentação

Existe consenso entre acadêmicos e entidades da sociedade civil, de que a reflexão sobre a religiosidade humana que é desejável nas escolas deve assegurar os direitos garantidos pela laicidade do Estado e que o conteúdo não seja o estudo de uma religião apenas, mas a transposição pedagógica dos conteúdos transversais estudados pelas ciências da religião e articulados nos seguintes eixos: culturas e tradições, textos sagrados e teologias, ritos e ethos.

Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos – também religiosos – nos seus contextos históricos. Assim, religião não se ensina propriamente, mas se pode e deve refletir sobre esse fenômeno na escola. Até porque os sentidos e sentimentos religiosos sempre influenciam as nossas relações humanas, sejam de produção e sobrevivência, de parentesco e política, de palavra ou interpretação.

Nesse sentido, o Fórum Diálogos convida a sociedade pernambucana para, em um “Seminário sobre Ensino Religioso em Pernambuco”, discutir e contribuir para a efetivação da legislação educacional vigente, como por exemplo, a Resolução do Conselho Estadual de Educação/PE Nº 5, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre a oferta de ensino religioso nas escolas públicas integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco, regulamenta os procedimentos para a definição dos conteúdos e as normas para habilitação e admissão dos professores.

Geral:
Discutir e contribuir para a efetivação da legislação educacional vigente para o ensino religioso em Pernambuco.

Específicos:
Apresentar à sociedade metodologias e práticas exitosas no ensino inter-religioso e não confessional. Promover uma interação entre as religiões, o poder público e a academia universitária, em torno da temática do ensino religioso. Difundir a cultura de paz e da tolerância religiosa.

Programação:

Lançamento do Seminário
Data/horário: 26 de março de 2014 –  8h30 às 12h
Local: Unicap  – Auditório G2

8h30 – Credenciamento

– Espaço de Interação: apresentação de banners – FONAPER (Pe. Marcos Henrique), Fórum Coexist (Carlos Vieira), Fórum inter-religioso da Escola Senador Petrônio Portela (Moisés Germano), Matriz Africana (Constantino Melo), FÓRUM DIÁLOGOS, LBV/ Religião de Deus, Observatório das Religiões da UNICAP, Fé Bahá´Í, outros grupos inscritos.

– Material para os inscritos: pasta com material de divulgação

9h – Abertura do Evento

– Boas-vindas aos presentes, apresentação do Fórum Diálogos
– Saudações do Senhor Ricardo Dantas, da Secretaria de Educação
– Considerações sobre o Ensino Religioso em PE: Professor Fernando Gonçalves, Presidente do Conselho de Educação
Coordenador: Rhaldney Santos

9h40 – Painel: “Desafios e Perspectivas do Ensino Religioso”

Palestrantes:
– Profa. Dra. Aurenéa Maria de Oliveria – UFPE – “Estado Laico, Consequências para a Educação Religiosa”
– Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti – UFPB – “Ciências das Religiões e sua Transposição para o Ensino Religioso”
– Marcelo Barros –  FÓRUM DIÁLOGOS – “Religiões e Ensino Religioso”
Coordenação: Emília Rabbani

10:20 – Intervalo
10:35 – Debate

Debatedores: Frei Tito Figueiroa (Arquidiocese de Olinda e Recife); Profs. Drance Elias e Gilbraz Aragão (UNICAP)
Mediador: Newton Cabral (UNICAP)

11h – Debates com o público
11:40 – Encerramento

– Informes: Oficinas de aprofundamento do tema ER, Eventos do Fórum Diálogos
– Apresentação de atividade artística

Oficinas ao Longo do Semestre:

Local: Auditório do CTCH – 1º andar do Bloco B – Unicap

Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Recife
Editora Paulinas

Fevereiro 03rd, 2014 Postado por : vieira Arquivado em: Eventos, Seminário , , ,
  1. Maria de Fátima de Santana Palmeira
    23rd abr 2014

Gostaria de saber como fazer para participar dos próximos encontros. Sou professora de ER e tenho um grupo de oito professores que querem também participar. Aguardo respostas.

• Jose Maria
      24th abr 2014

Em breve, as inscrições estarão no site do Humanitas.

2. LUCIANO LIMA
    25th mar 2014

Parabéns pela iniciativa. Estaremos participando.

3. Ricardo Malta
    25th mar 2014

Parabenizo pela iniciativa, estarei presente neste Seminario que será de uma grande valia na minha vida profissional. Estarei representando a Escola Mul. Maria Alzira do Municipio de Manarí – PE.

4. […] Programação e inscrição gratuita pelo site http://www.unicap.br/ihu/?p=5372 […]

5. Fabiana Dias Cavalcante
    05th mar 2014

parabens pela iniciativa, estarei presente prestigiando.

6. Genilson Sousa
    26th fev 2014

VAMOS NESSA, MARCAREI MINHA PRESENÇA E APOIO.

7. 21st fev 2014

parabenizar a unicap com seus parceiros vai ser mais um aprendizado na minha linha de pesquisa .obrigada

8. Edson Axé
    14th fev 2014

Parabenizo a UNICAP pela iniciativa de germinar estes desafios para consolidação da informação laica e democracia sócio-religiosa.

9. 10th fev 2014

Já me inscrevi. Vai ser perfeito para mim que desejo adentrar este tema em futuros trabalhos. Muito boa a iniciativa da UNICAP com seus parceiros e parceiras. Axé e salve a Jurema.