Negritude e libertação

Por Marcelo Barros [1]

Cada vez mais no Brasil, novembro se torna o mês da consciência negra. As comemorações do aniversário do martírio de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro, provocam manifestações culturais e religiosas afrodescendentes, entre as quais, algumas duram todo o mês. Na primeira segunda feira de novembro, em cidades como Recife e o Rio de Janeiro, o centro urbano é tomado por caminhadas do povo de terreiros. Ali se juntam membros de várias nações de Candomblé, de Umbanda e outras tradições locais como a Jurema no Nordeste e a Macumba no Rio. Um dos principais objetivos dessas manifestações pacíficas é denunciar agressões que continuam ocorrendo por parte de grupos religiosos fanáticos contra comunidades religiosas afrodescendentes. Outra reinvindicação é que se revejam os programas do ensino religioso ecumênico, para que nele haja também lugar para o conhecimento cultural das religiões de tradição afro. Essas são pautas mais especificamente religiosas. No entanto, o que essas manifestações revelam de mais profundo é a vitalidade das comunidades de matriz afrodescendentes e como elas foram importantes na luta contra o racismo e no caminho da promoção e da libertação das pessoas empobrecidas no Brasil e em todo o mundo.

As homenagens a Zumbi se fazem por sua vida consagrada a acabar com a escravidão no Brasil. Infelizmente, o Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir oficialmente a escravidão, já no final do século XIX (1888). Quando isso ocorreu e de forma extremamente ambígua, (os negros foram mandados à rua sem nenhuma indenização nem ajuda para sobreviver), a luta contra a escravidão já tinha mais de cem anos. Dinamarca foi o primeiro país a abolir o comércio de escravos (1792), seguida do Reino Unido (1807) e Estados Unidos em 1810. É claro que essas conquistas foram frutos não do senso de justiça ou da bondade dos patrões e sim da luta dos escravos por sua libertação. Nos países capitalistas, começava o processo de industrialização e as indústrias pediam operários capazes de manobrar máquinas e que ganhassem salários para comprar os produtos produzidos. No mundo industrial, não havia mais interesse em manter escravos da gleba. Quem lutou contra a escravidão por motivos humanitários e por convicção ética foram os revolucionários que queriam libertar a América Latina do domínio europeu. Em outubro de 1810, Miguel Hidalgo proibia a escravidão na  Nova Espanha (México). Pouco depois, na Venezuela, Simon Bolívar proclamava o direito à liberdade para índios e negros. E propunha educação para todos como caminho de promoção humana e igualdade social. Somente em 1926, a Sociedade das Nações (atual ONU) assinou a convenção que declarou ilegal a escravidão. Mesmo assim, ainda agora, em 2013, o relatório anual da ONU denuncia que, no mundo, 30 milhões de pessoas humanas ainda são vítimas de escravidão (Cf. Folha de S. Paulo, 17/10/2013). Nesse relatório internacional, o Brasil é elogiado por sua legislação e pelo trabalho do Ministério do Trabalho que tem conseguido libertar muitos lavradores escravizados em latifúndios no campo e em carvoarias. Mas, ainda existem focos de escravidão nos estados do Norte e na periferia de cidades grandes como São Paulo.

 As tradições religiosas afro descendentes têm sido as mais fieis guardiães da dignidade e da liberdade das comunidades negras. Para as comunidades cristãs da primeira geração, Paulo escreveu: “É para que sejamos livres que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1. 13). “Onde está o Espírito de Deus, aí tem de haver liberdade” (2 Cor 3, 17). 

 

 

Marcelo Barros[1] Marcelo Barros, monge beneditino, é biblista de formação e atualmente coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT). É assessor nacional das comunidades eclesiais de base e de movimentos populares. Tem se dedicado especialmente a estudar o pluralismo cultural e religioso e particularmente ao contato com as religiões de matriz afro-descendente. Publicou 44 livros no Brasil, alguns traduzidos em outros idiomas, além de vários livros coletivos, como a coleção “Pelos muitos caminhos de Deus”, sobre teologia pluralista da libertação.

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novembro 18th, 2013 Postado por : vieira Arquivado em: Marcelo Barros

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