Professor catedrático da Universidade de Oviedo faz palestra sobre Logística Reversa na Unicap

Logística Reversa

O Instituto Humanitas Unicap, em parceria com o Instituto Cervantes, realizou, na manhã desta terça-feira (27), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), a palestra “Logística Reversa: Aspectos Estratégicos e Operacionais”, com o professor espanhol Adenso Díaz. A temática abordada faz parte de um dos eixos do Humanitas: Ecologia, Desenvolvimento e Sociedade Sustentável. Para conhecer os demais eixos do instituto clique aqui.

Logística Reversa

Da esquerda para direita: Silas Figueira, Adenso Díaz, Lúcia Xavier, Isidoro Vega, Carlos Vieira e Cleópatra Coelho

Estavam presentes ao evento, além do professor Adenso Díaz; o cônsul espanhol para Assuntos de Educação e diretor do Instituto Cervantes, Isidoro Vega; a assessora de Comunicação do Instituto Cervantes, Cleópatra Coelho; representante do Instituto Humanitas Unicap, Carlos Vieira; coordenador do curso de Administração da Unicap, professor Silas Figueira; coordenador do curso de Gestão Portuária da Católica, professor Sales Vidal; pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco e professora colaboradora do MBA em Planejamento Ambiental da Unicap, Lúcia Xavier, e alunos da Universidade.

Adenso Díaz é professor catedrático da Escola Politécnica Superior de Engenharia de Gijón, da Universidade de Oviedo, na Espanha. Doutor em Ciências da Administração, pela Universidade de Oviedo, e Mestre em Matemática, pela Universidade Complutense de Madri,publicou mais de 60 artigos e é autor do livro “Logistica Inversa y Medio Ambiente” (Logística Reversa e Meio Ambiente). Acesse a página do professor na Universidade de Oviedo clicando aqui.

O conceito da Logística Reversa é o movimento de retorno, para a indústria, por algum motivo, da mercadoria entregue ao cliente. Essa operação logística chega a custar até três vezes mais que a entrega inicial, por conta da quantidade envolvida no processo, que no retorno é menor que na entrega.

Logística ReversaEm sua palestra, o professor Adenso apresentou as bases do que se entende por logística reversa, que consiste basicamente em uma nova problemática que as empresas terão devido, cada vez mais, aos fluxos reversos inseridos na cadeia produtiva. As indústrias deveriam tratar apenas de entregar seus produtos vendidos aos clientes, só que, muitas vezes, têm que buscar nos clientes produtos com problema de fabricação, retirar produtos perigosos ou receber a devolução porque o cliente não quer mais. Segundo o palestrante, tudo isso tem uma problemática adicional que, nos últimos anos, tem aumentado consideravelmente e que dá lugar a novos problemas, novas maneiras de focar a logística.

“Basicamente são duas razões que levam à Logística Reversa. A mais importante que focarei é relacionado às questões de meio ambiente. A grande quantidade de produtos que se consome e que quando não são mais úteis, o usuário, cliente tem que descartar, são produtos que não se podem tirar peças, por exemplo produtos elétricos como uma lavadora e um refrigerador (este último por causa do gás clorofluorcarbono – CFC, que é apontado como destruidor da Camada de Ozônio). Estão dando lugar a uma legislação que obriga a retirar, de modo controlado, esses produtos e as empresas têm a obrigação de recolhê-los. Essa questão ambiental é muito forte na Europa. A outra grande razão é o marketing que está dando ao cliente a oportunidade de, quando compra um produto e se arrepende da compra, a empresa aceitá-lo de volva. Isto dá lugar a uma percentagem muito grande de retornos e, portanto, há um grande movimento de atividade logística. Neste caso, os Estados Unidos lideram esse movimento, no mundo”, falou o professor Adenso Díaz.

O palestrante estava acompanhado da professora Lúcia Xavier, pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco e professora colaboradora do MBA em Planejamento Ambiental da Unicap, na disciplina Logística Reversa.

Logística ReversaA professora Lúcia Xavier falou da importância da Logística Reversa. “Em 2010 foi sancionada uma lei que implementa a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, a partir dela, há seis categorias que são priorizadas, das quais três são especificamente sobre resíduos eletroeletrônicos. Por isso, apresentamos um projeto de pesquisa, pela Fundaj, que trata da Gestão de Resíduos na Região Metropolitana do Recife. São 14 municípios especificamente focando a questão dos resíduos eletroeletrônicos. Então, o conhecimento do professor Adenso Díaz que, apesar de acadêmico, permeia muito a prática empresarial, a gestão e a gestão pública. Então, a gente está usando essas ferramentas que ele apresenta em sua pesquisa  para trazer um pouco para a nossa realidade. Ele está terminando sua estada de 30 dias aqui como pesquisador visitante. Como produto desta parceria, realizamos palestras como esta aqui na Unicap e outra no Ministério da Ciência e Tecnologia, aqui no Recife, e um artigo que a gente está fazendo em parceria, para mensurar como os os ‘take holders’ de cada atuação, seja no comércio, na indústria, na distribuição, todas etapas preconizadas na Política Nacional, estão abarcando esta questão.”

“Eu queria enfatizar aqui que o professor Adenso, apesar de jovem, é catedrático na Universidade de Oviedo e tem, também, cooperações internacionais e artigos publicados com pesquisadores do mundo inteiro. O currículo dele é bastante expressivo. Só para exemplificar, na reunião de ontem, uma videoconferência, ele proferiu uma palestra para pessoas que estão atuando na política nacional hoje, pessoas de São Paulo e aqui de Pernambuco”, disse a pesquisadora da Fundaj.

Logística ReversaO coordenador do curso de Administração da Católica, professor Silas Figueira, falou da importância da palestra para os alunos. “A Logística Reversa é um tema emergente na Administração. A preocupação com o meio ambiente é inquestionável e irreversível. Então, essa preocupação das empresas em reciclar, em dar uma solução ambiental para os seus próprios resíduos é algo extremamente importante no nosso contexto, e receber uma autoridade no assunto é muito enriquecedor para a Universidade.”

Print Friendly
agosto 29th, 2013 Postado por : vieira Arquivado em: Eventos, Notícias, Projetos, Publicações

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta: