Logística Reversa é tema de palestra na Unicap

Na próxima terça-feira (27), o Instituto Humanitas Unicap e o Instituto Cervantes realizão, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), uma palestra sobre Logística Reversa, com o professor espanhol Adenso Díaz. A palestra – em espanhol – é gratuita e aberta ao público em geral. As vagas serão ocupadas por ordem de chegada até a lotação do auditório do CTCH, no primeiro andar do Bloco B
A Logística Reversa, bastante difundida na Europa e Estados Unidos, ganhou relevância no cenário nacional com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). A partir daí, segmentos produtivos, como os de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e pneus, começaram a ter a necessidade de gerenciar os resíduos dos produtos pós-consumo. Não bastava vender, mas também garantir que o produto, após seu uso, teria o destino adequado para causar o mínimo de impacto no meio ambiente.
Apesar do forte apelo verde, a Logística Reversa não se restringe ao gerenciamento ambiental, mas também afeta a economia, os mercados e qualidade da produção. Um exemplo clássico da Logística Reversa são os recalls, onde as empresas recolhem os produtos fora do padrão.
O professor Adenso Díaz é catedrático de Engenharia de Produção na Universidade de Oviedo (Espanha) e autor do livro “Logística Reversa e Meio Ambiente (Logistica Inversa Y Medio Ambiente – Ed McGraw Hill)”. Atualmente, ele desenvolve trabalhos na logística de alimentos e desperdícios gerados no consumo, inclusive, tem colaborado com a pesquisa sobre gestão de resíduos, coordenada pela Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.
Com mais de 60 artigos científicos publicados em jornais internacionais, Díaz pretende, através de sua experiência, ajudar na compreensão da diversidade, praticidade e importância da logística reversa para um país como o Brasil.
Serviço:
Palestra: Logística Reversa, Aspectos Estratégicos e Operacionais
Data: 27/08/2013 (terça-feira)

Lugar: Auditório do CTCH -1º andar do Bloco B
Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526  Boa Vista, Recife – PE)
Entrada: Gratuita

agosto 26th, 2013 Postado por : Jose Maria Arquivado em: Eventos, Notícias, Projetos, Publicações