Projeto Articulando Conhecimentos e Resgatando Saberes

O Projeto Articulando Conhecimentos e Resgatando Saberes, mais uma iniciativa do Instituto Humanitas Unicap, começou a desenvolver suas atividades em 2012, com as Mães do Liceu, oferecendo oficinas de vivências práticas empreendedoras, ligadas a iniciativas econômico-solidárias, e continua, este ano, com atividades mais abrangentes: são palestras, oficinas e cursos sobre valores humanos e outras temáticas.

O objetivo do projeto é colaborar no processo educativo da comunidade discente do Liceu de Artes e Ofícios, escola mantida pela UNICAP, em convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Para isso, contamos com o apoio dos Centros da Unicap e a parceria do Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares), o qual já realizou “tardes de reflexão” sobre  “Mediação de Conflitos” com os pais e/ou responsáveis dos alunos e professores do turno da tarde. Continuando essa atividade, para este semestre, teremos mais três momentos.

O Projeto visa também à ambientação de duas salas, uma de leitura e uma comunitária. Para esse trabalho, contamos com a ajuda da professora Clarissa, coordenadora do escritório modelo de arquitetura da Unicap, que, juntamente com seus alunos, fez uma visita ao Liceu para realizar as adaptações necessárias, visando a uma ambientação que favoreça o bem-estar e a integração dos participantes.

Duas oficinas estão sendo ministradas esta semana: uma com o tema “Meu corpo: meninos e meninas – sexualidade na adolescência“, direcionada a alunos e alunas da 6ª e 7ª Série – ministrada pela professora Sandra (Biologia), e outra sobre “Reciclagem e reaproveitamento” – ministrada por uma das mães que integram o “Projeto Mães do Liceu”. Essa última já é um dos frutos do Articulando Conhecimentos, Resgatando Saberes.

E não para por aqui. Agendadas para este semestre, temos as seguintes atividades:

Cursos e oficinas:

1      Design gráfico – José Maria (Instituto Humanitas Unicap)

2      Criação de blogs e postagem em redes sociais – Carlos Vieira (Instituto Humanitas Unicap)

3      Fotografia – Paulo Maia (ASSECOM)

Palestras:

1    Mediação de conflitos, voltada para os Professores (turno da manhã) – GAJOP

2    O que é a verdade? – Lailson (Liceu)

3    Minha família: as novas configurações – Verônica e Marilene (Liceu)

4    Liderança jovem e liderança comunitária – GAJOP

5    Reciclar e reaproveitar (Economia solidária) – Mães do Liceu

abril 18th, 2013 Postado por : vieira Arquivado em: Eventos, Notícias, Projetos, Publicações