Alunos da Unicap visitam a Fazenda da Esperança em Garanhuns-PE

Jovens da Unicap, provenientes dos cursos de história, letras, psicologia, direito e teologia, unidos no grupo “Amigos no caminho”, nos dias 25 e 26 de maio, visitaram as Fazendas da Esperança (é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos), e também um passeio cultural à cidade de Garanhuns-PE. As atividades foram realizadas pelo Instituto Humanitas Unicap, apoiadas pelo Curso de Teologia e coordenadas pelo Professor Artur Peregrino.
Foi uma experiência rica em humanidade. “Percebemos, entre os estudantes da Católica, a busca sincera de relações interpessoais significativas, atenção à afetividade, disponibilidade e generosidade para acolher o outro, sinceridade e busca de autenticidade” – comentou o professor Artur. Disse ainda: “foi nesse clima que os jovens estiveram nas Fazendas”.
A visita tinha sempre três momentos: escutar os testemunhos, visitar os lugares de trabalho (padaria, atelier, fábrica de queijo etc.) e a partilha da comida no refeitório.
Os testemunhos de vida eram parecidos. Um recuperando nos contava: “Nunca imaginava que iria ser um escravo das drogas, foram 20 anos prisioneiro delas, comecei muito cedo. Parei de estudar, me afastei dos meus familiares, perdi vários amigos, comecei a viver o mundo de ilusão onde só há dor e sofrimento. Agradeço a Deus por ter encontrado o caminho e o sentido da vida. Deixe o Evangelho transformar sua vida. Nunca é tarde demais para recomeçar”.
Foram dois dias de partilha e enriquecimento. No final, disse-nos o coordenador da Fazenda da Esperança: “todos os dias, temos a graça de participar da transformação da vida de muitos jovens que reencontram seus caminhos. Essas experiências precisavam chegar a mais pessoas. Por isso ficamos muito felizes em receber jovens estudantes da Universidade Católica de Pernambuco para nos visitar e conhecer nosso trabalho”.

Maio 31st, 2013 Postado por : vieira Arquivado em: Eventos, Notícias, Projetos, Publicações